O TikTok quer ganhar terreno no varejo online. A ByteDance, dona da rede social chinesa, começou a vender produtos usando vídeos virais da plataforma como vitrine. O plano é ambicioso e já tem até objetivo: concorrer com a Shein e com a Amazon.

A novidade não funciona apenas na China. Usuários do Reino Unido também notaram o novo recurso de compras no TikTok. Chamado de “Trendy Beat”, a função oferece aos usuários itens populares e baratos que aparecem nos vídeos, como escovas para tirar o excesso de pelos dos pets, por exemplo.

Como funciona a compra pelo TikTok

Vale destacar que o aplicativo já permite que outros fornecedores vendam por meio de um marketplace chamado TikTok Shop, que recebe uma pequena comissão. A diferença aqui é que a ByteDance vende tudo por conta própria e fica com todos os lucros das vendas no Trendy Beat, revelaram fontes da publicação.

O TikTok confirmou que está testando o recurso. “Estamos nos estágios iniciais de experimentação de novos recursos de compras”, disse a empresa.

Para impulsionar o negócio de comércio eletrônico, a ByteDance inclusive recrutou funcionários da própria Shein. Resta saber quando o recurso chega no Brasil. 

Com informações do Financial Times