Vazio Sanitário impede proliferação da ferrugem asiática na soja; confira prazos e penalizações
Anuncie Aqui
Vazio Sanitário impede proliferação da ferrugem asiática na soja; confira prazos e penalizações
Como forma de prevenir a contaminação das lavouras de soja com a Ferrugem Asiática, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estabelece em todo o território nacional o período de Vazio Sanitário. No Mato Grosso do Sul compreende o período de 15 de junho a 15 de setembro, sendo proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.
Esse período de 90 dias é de extrema importância para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que precisa da planta viva para se disseminar, conforme explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia.
“O objetivo é minimizar ao máximo possível a ocorrência da doença, reduzindo seus impactos negativos durante a próxima safra. Por isso é importante que todos os produtores realizem de maneira correta o vazio sanitário, lembrando que o produtor que for flagrado infligindo as regras pode ser penalizado”, ressalta.
Entre as penalidades, o Código Penal Brasileiro prevê no o artigo nº 259 multa, interdição da propriedade, destruição do plantio, e até mesmo responsabilidade criminal do proprietário que prevê reclusão de 2 a 5 anos, além de multa para quem difunde doença ou praga que possa causar dano à floresta, plantação ou animais de utilidade econômica.
Dourados tem a quarta maior produção se soja no Estado, atrás de Maracaju, Ponta Porã e Sidrolândia. Na safra 2022-2023 o Mato Grosso do Sul registrou 57 casos de ferrugem asiática, onde o maior número de casos foi registrado em Naviraí, com um total de 16 notificações.
O período de plantio da soja no Estado acontece entre 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro obrigatório da área plantada pode ser realizado no site do Iagro (clique aqui) entre 1º de setembro e 10 de janeiro.
No perfil oficial do Dourados News no Instagram você confere mais informações sobre o vazio sanitário da soja com o pesquisador da Embrapa, Rodrigo Arroyo Garcia. Siga para ficar por dentro dessas e outras informações.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários