Como esperado, o Atlético Mineiro não teve vida fácil, mas conseguiu confirmar sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Galo visitou o Libertad, em Assunção, precisando de apenas um empate para avançar… e conseguiu. Com a bola rolando, o Alvinegro sofreu, saiu atrás do placar, mas foi buscar a igualdade para seguir vivo na competição: 1 a 1.
Com o resultado, o time comandado pelo recém-chegado Luiz Felipe Scolari chega a dez pontos e garante a segunda colocação do grupo F, três a mais que a equipe paraguaia, que, na terceira posição, dá adeus à Liberta e vai disputar a Sul-Americana.
Jogando pelo empate, o Atlético Mineiro, como era de se esperar, adotou uma postura mais conservadora e passando grande parte etapa buscando neutralizar as ações do Libertad, que teve mais a bola e partiu para o ataque.
A primeira grande chance dos paraguaios surgiu aos 22 minutos. Com espaço pelo meio, Barboza clareou para o chute e arriscou de longe. A bola foi no cantinho e Everson saltou para salvar os brasileiros.
Mais reativo, o time comandado por Luiz Felipe Scolari fechou espaços e apostou nas saídas em velocidade, quase sempre com Hulk pelos lados. A estratégia, entretanto, não se mostrou eficiente e o Galo pouco assustou na primeira etapa.
Sem tirar o pé do acelerador, o Libertad seguiu criando chances. Aos 37, após rápida saída pelo meio, Gómez passou por dois marcadores e esticou na boa para Villalba, que bateu de primeira e parou em defesa segura de Everson.
Na volta do intervalo, com a necessidade do resultado, o Libertad foi obrigado a se expor mais e, consequentemente, os espaços para o contra-ataque atleticano começaram a aparecer.
Ainda assim, o time paraguaio foi premiado pela coragem e insistência. Aos 15 minutos, após boa jogada pela direita, Bareira foi lançado na área e, livre na segunda trave, testou no canto, sem chances para Everson.
O gol deu a impressão de que os paraguaios iriam iniciar uma forte pressão pelo segundo gol, mas não foi o que aconteceu. Com a cabeça no lugar e sem ceder à pressão, o Atlético colocou a bola no chão e deu um balde de água fria nos donos da casa.
Aos 23, Guilherme Arana recebeu pela esquerda, encarou a marcação, foi ao fundo e colocou na segunda trave. Igor Gomes se projetou na segunda trave e, com o gol aberto, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Na sequência, o Libertad foi com tudo para o ataque e deu início a um ataque contra defesa. O desespero paraguaio, entretanto, não surtiu efeito. Bem na defesa, o Atlético fechou os espaços e deixou o campo com o empate e a vaga para as oitavas de final. Ufa: 1 a 1!
Fonte: Ogol
Comentários