A Baidu, gigante de tecnologia chinesa, disse nesta terça-feira (27) que a mais recente iteração de seu produto de inteligência artificial (IA) superou amplamente o chatbot da OpenAI. Segundo informações da Reuters, a companhia apontou que várias métricas importantes do Ernie 3.5, versão mais recente de seu modelo Ernie AI, estão na frente do popular ChatGPT. 

Para quem tem pressa: 

Leia mais! 

Ainda conforme a Baidu, seu novo modelo IA vem com melhor treinamento e eficiência de inferência, o que o posiciona para iterações mais rápidas e baratas no futuro. O Ernie 3.5 também suporta plugins externos — aplicativos adicionais que permitirão que a IA trabalhe em cenários mais específicos, como resumir textos longos e gerar respostas mais precisas. 

Baidu vs. OpenAI 

O ChatGPT é, em tese, o responsável por trazer os holofotes para a IA generativa, isso inclui não apenas a corrida acirrada que se iniciou globalmente entre a concorrência, mas também as discussões sobre segurança e criação de novas leis para lidar com a tecnologia.

O tom desafiador da Baidu não é bem uma surpresa, visto que ela é considerada uma das rivais com maior potencial contra a OpenAI. Tanto que, ela foi a primeira grande empresa de tecnologia chinesa a lançar um produto de IA para rivalizar com o ChatGPT. Ela anunciou sua linguagem Ernie Bot IA em março

Na época, o lançamento não saiu exatamente como o esperado, demonstrando a pressa da chinesa em alcançar a OpenAI, que já anunciava o GPT – 4. Durante a apresentação demonstrativa, o CEO da Baidu, Robin Li, pontuou que o produto ainda não era perfeito, mas que o “mercado exigia” novidades. Ele também esclareceu que o “Ernie Bot não é uma ferramenta de confronto entre a China e os Estados Unidos”

Vale lembrar que outras empresas chinesas de tecnologia, como Alibaba e Tencent, também estão nessa disputa pelo melhor produto de IA. 

Com informações da Reuters