Ao que tudo indica, não será hoje e nem em um futuro próximo que os fãs do famoso New Beetle (ou Novo Fusca) da Volkswagen verão uma versão elétrica do já repaginado modelo. Conforme entrevista à Autocar, Thomas Schäfer, CEO da montadora, declarou que, por ora, o veículo continuará sem atualizações, embora o objetivo da empresa seja total eletrificação de sua frota. 

O que você precisa saber: 

Decidimos que não vamos jogar fora os nomes tradicionais e bem-sucedidos que nos sustentaram por tanto tempo, nos quais investimos por tanto tempo, como Golf e Tiguan. Obviamente, temos muitos nomes em nossa história, mas há apenas, eu diria, um pouco mais do que um punhado que são realmente icônicos e globais. 

Thomas Schäfer, CEO da VW, à Autocar. 

Com Golf e Tiguan incluídos na lista de uma possível versão elétrica, resta saber quais não terão a chance de ser turbinados. Segundo o diretor, o Scirocco e o Arteon, por exemplo, provavelmente estão fora – em outras ocasiões a empresa considerou eletrificar o Scirocco, ou seja, tudo pode mudar a partir das avaliações da companhia. No caso do Arteon, ele já possui uma versão híbrida. 

Schäfer esclareceu também a questão do Fusca, um dos modelos mais famosos da fabricante. Para Herbert Diess, ex-CEO da VW, ter uma versão elétrica do Beetle era uma questão “emocional” e nostalgica para os fãs, bem como para a montadora. Contudo, o novo chefe, que também administra a Porsche, não vê por esse ângulo. 

Novo filme da Netflix Miraculous: As Aventuras de Ladybug. Imagem; divulgação/Netflix e VW

Há certos veículos que já tiveram seu dia. Não faria sentido trazê-lo de volta. Eu não diria com 100% [certeza]. Mas de onde estou agora, eu não consideraria isso. É o mesmo que Scirocco: teve seu tempo, depois houve um novo modelo baseado em uma reinterpretação. Para que fazer isso de novo? E ao equilibrar todas essas tecnologias e os custos associados a elas, você precisa investir dinheiro da melhor maneira possível. 

Segundo especialistas no mercado de elétricos, a visão de Schäfer é compreensível e faz sentido do ponto de vista comercial, ainda mais porque o Fusca não tem o design aerodinâmico que uma versão elétrica exige.  

Por outro lado, comparado a Kombi, o Fusca é o veículo mais reconhecível que a montadora já construiu, tendo uma longa história na cultura pop e marcando diferentes gerações. O modelo atraiu mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo, contudo, após ver suas vendas desacelerarem gradativamente com o passar dos anos, a empresa aposentou o carro compacto em 2019. O Beetle deixou de ser vendido no Brasil em 2017. 

Com informações da Autocar e Electrek