Polícia realiza ações contra maus-tratos a idosos e checam denúncias em Dourados
Anuncie Aqui
Polícia realiza ações contra maus-tratos a idosos e checam denúncias em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a ‘Operação Junho Prata’, que visa combater crimes de violências praticadas contra pessoas com mais de 60 anos de idade.
Em Dourados, policiais civis estão nas ruas para visitas, ações de prevenções, mas também para realizar a checagem em locais citados em denúncias.
Antes de dar início as atividades na cidade, a delegada titular da Daiji, Andreia Alves Pereira, disse explicou ao Dourados News que a Operação Junho Prata tem como principal objetivo ajudar a dar visibilidade ao problema social.
“A gente vem realizando diversas ações, como visitas em residência e checagem de denúncias que chegaram até nós através do Disk 100. Geralmente estas vítimas estão em situação de vulnerabilidade social”, explicou a delegada.
A Daiji conta com apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), além do 1º e 2º Distrito Policial de Dourados.
Pessoas idosas estão sujeitas a diversos tipos de violência, como física; psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual; e discriminação.
Dados mais recentes apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que Mato Grosso do Sul tem atualmente 412 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais, o que equivale a 15% da população.
Lei
A ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
Em Mato Grosso do Sul, a Lei n° 5.215/2018, batizou o mês de junho como “Junho Prata”, com o intuito de desenvolver campanhas de conscientização.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários