A Netflix está sempre testando estratégias de lançamento de séries, e o próximo exemplo disso será a terceira temporada de The Witcher. A temporada será dividida em duas partes, algo que a Netflix já experimentou antes em outras produções de sucesso.
De acordo com o produtor executivo Steve Gaub, a decisão de dividir a temporada não estava planejada desde o início, mas surgiu durante a edição dos episódios. A equipe de produção percebeu que a terceira temporada de The Witcher tinha um ponto de virada natural, que tornaria duas partes uma boa opção.
A ideia surgiu durante a edição. Não estava escrito no roteiro e não sabíamos disso durante as gravações. No entanto, sabíamos qual era a temporada e havia um ponto de virada significativo. E, durante a produção, Stranger Things foi lançada e eles dividiram a temporada. E pensamos: ‘bom, isso é intrigante’.
Steve Gaub
“Em um mundo de streaming, cliffhangers não têm o mesmo impacto porque você já vai para o próximo episódio”, afirma Gaub. “Você não tem a satisfação da antecipação, das discussões e das conversas online. Então, queríamos oferecer isso aos fãs, e a história nos permitiu fazer isso.”
Cliffhanger é um termo em inglês que se refere a um recurso utilizado em narrativas. Nele, uma cena ou um evento de grande suspense é deixada em aberto no final de um episódio visando manter o interesse e a curiosidade do público para o próximo desdobramento da história.
Devido à métrica de audiência um tanto opaca da Netflix, é difícil dizer se essa estratégia tem ajudado a atrair mais espectadores. Além disso, atualmente, não é o padrão para grandes lançamentos da plataforma. Além de Stranger Things, sucessos como You também dividiram temporadas para gerar suspense.
Por outro lado, séries importantes como Wandinhae o spin-off de Bridgerton, Rainha Charlotte, foram lançadas com todos os episódios de uma só vez. No entanto, a opção de dividir em partes está disponível se a estrutura da série permitir. E isso poderia incluir também a quarta temporada de The Witcher, que terá Liam Hemsworth como o novo protagonista.
A cada temporada, a cada episódio, aprendemos algo novo. Aprendemos um pouco mais sobre os personagens, sobre o Continente, sobre o que funciona e o que não funciona, também em um nível técnico. Estamos usando todas essas lições na quarta temporada, e há vários cliffhangers incríveis ali. Quem sabe? É uma opção, mas ainda não foi decidido.
Tomek Baginski, outro produtor executivo de The Witcher
O Volume 1 da terceira temporada de The Witcher chegam à Netflix nesta quinta-feira, 29 de junho.
Fonte: Olhar Digital
Comentários