Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a Virgin Galactic finalmente dará início aos voos de clientes pagantes ao espaço. A empresa do bilionário Richard Branson vai lançar a missão comercial inaugural, denominada Galactic 01, na quinta-feira (29).

Durante essa missão, e em todos os voos tripulados da Virgin Galactic, a empresa vai usar um avião espacial chamado de VSS Unity, que será transportado até certa altitude pelo porta-aviões VMS Eve. Depois, os motores do Unity serão acionados, e ele vai se desacoplar para continuar o voo sozinho (saiba todos os detalhes aqui).

De acordo com um comunicado, o VMS Eve está programado para decolar do Espaçoporto America, a base de lançamento da Virgin Galactic localizada no estado norte-americano do Novo México, ao meio-dia (pelo horário de Brasília) – com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital.

O porta-aviões será conduzido por Kelly Latimer, ex-piloto da NASA, e Jameel Janjua, major aposentado da Força Aérea Canadense, que, juntos, somam mais de 60 anos acumulados de experiência de voo.

Quando estiver a cerca de 15 km de altitude, o VMS Eve vai soltar o VSS Unity, que seguirá rumo à “borda” da Terra, entre 80 km e 90 km acima da superfície. Na condução do avião espacial estarão Mike Masucci e Nicola Pecile. 

Na fileira de cima, Mike Masucci e Nicola Pecile, que vão comandar o avião espacial VSS Unity. Abaixo, Kelly Latimer e Jameel Janjua, pilotos do porta-aviões VMS Eve. Crédito: Virgin Galactic

Designado como comandante, Masucci já voou para o espaço quatro vezes pela Virgin Galactic. Antes disso, ele serviu como tenente-coronel para a Força Aérea dos EUA. Já Pecile, que acumula mais de 7,7 mil horas de voo em 170 tipos diferentes de aeronaves, será o piloto do Unity. Ele também foi tenente-coronel, mas da Força Aérea Italiana, e nunca foi para o espaço antes.

Conheça a tripulação do primeiro voo comercial da Virgin Galactic ao espaço

Além de Masucci e Pecile no comando do VSS Unity, quatro pessoas estarão a bordo do avião espacial nessa viagem comercial de estreia da Virgin Galactic, que será suborbital.

Isso significa que a espaçonave não atingirá velocidade suficiente para alcançar a órbita da Terra. Assim, o veículo sobe até determinado ponto e depois volta ao solo, não circundando o planeta. Mesmo assim, por alguns instantes durante os estimados 90 minutos de voo, os passageiros experimentam a sensação de gravidade zero.

Esse tempo, segundo a Virgin Galactic, também será suficiente para os tripulantes realizarem alguns experimentos científicos. “Com cargas científicas a bordo, o voo espacial mostrará o valor e o poder do laboratório científico suborbital exclusivo que a Virgin Galactic oferece”, diz o comunicado.

Tripulação da missão Galactic 01: Walter Villadei, Pantaleone Carlucci, Angelo Landolfi e Colin Bennet. Crédito: Virgin Galactic

Walter Villadei

Membro da Força Aérea Italiana, o coronel Walter Villadei está servindo como comandante da missão VIRTUTE 1 da Itália, que inclui pesquisas encomendadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). Este será o primeiro voo espacial de Villadei, que recebeu treinamento na NASA e da Axiom Space, quando foi certificado como piloto reserva para a recente missão Ax-2 à Estação Espacial Internacional (ISS). 

Como comandante da VIRTUTE 1, ele será responsável pelo rack de carga útil a bordo do Unity, que foi especialmente equipado para expandir as pesquisas a serem realizadas durante esse voo. Villadei usará um traje de dados biométricos, com o intuito de monitorar uma série de respostas fisiológicas que ocorrem na microgravidade.

Angelo Landolfi 

O tenente-coronel Angelo Landolfi também faz parte da Força Aérea Italiana. Ele é médico, com especialização em saúde pública, medicina preventiva, medicina legal e medicina de mergulho e hiperbárica. Landolfi recebeu treinamento como cirurgião de voo sob o programa de treinamento de cosmonautas da Rússia. Durante a missão Galactic 01, ele vai atuar como um dos especialistas em carga útil.

Como parte do programa VIRTUTE 1, Landolfi conduzirá uma série de observações para medir seu desempenho cognitivo e também executará um experimento que está investigando como sólidos e líquidos específicos se misturam na microgravidade.

Pantaleone Carlucci

Pantaleone Carlucci está se juntando à missão Galactic 01 como especialista em carga útil e engenheiro de voo. Ele tem experiência como piloto e engenheiro técnico trabalhando em instrumentos científicos e aeronaves. No CNR, Carlucci é coordenador de projetos estratégicos para as plataformas de lançamento aéreo e estratosférico do conselho.

Durante o voo, Carlucci usará um conjunto de sensores corporais que vão aferir métricas de dados, como função cognitiva e frequência cardíaca.

Colin Bennett

Bennett treinou a tripulação da missão Galactic 01 desde o início. Astronauta nº 3 da Virgin Galactic, atualmente é instrutor líder de tripulantes da empresa. Bennett estava no primeiro voo da empresa, realizado em julho de 2021, que contou com o próprio Branson a bordo. Em 15 anos na Virgin Galactic, ele desempenhou diversas funções, entre elas o cargo de diretor de controle de voo.

O foco de Bennett durante Galactic 01 será um pouco diferente de seus companheiros italianos de tripulação. Em vez de participar das atividades de pesquisa, Bennett vai avaliar as experiências de voo dos companheiros enquanto eles conduzem as investigações.