Nesta quinta-feira (29), a Virgin Galactic vai lançar seis pessoas ao espaço durante sua primeira missão comercial, denominada Galactic 01, que foi contratada pelo governo da Itália. 

De acordo com um comunicado da empresa, o lançamento está programado para o meio-dia (pelo horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital – no site, no canal do YouTube e nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Com apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, e comentários do editor de Ciência e Espaço, Lucas Soares, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), a live começa às 11h45.

Como a Virgin Galactic leva pessoas ao espaço?

Quem acompanhar a transmissão poderá ver o porta-aviões VMS EVE decolar do Espaçoporto America (a base de lançamento da Virgin Galactic localizada no estado norte-americano do Novo México), transportando o avião espacial SpaceShipTwo até certa altitude e soltando o veículo, que aciona então seus próprios motores para seguir rumo a cerca de 80 km acima da superfície terrestre (ponto definido por algumas instituições como início do espaço).

Quem são os pilotos:

Desta vez, o VMS EVE será conduzido por Kelly Latimer, ex-piloto da NASA, e Jameel Janjua, major aposentado da Força Aérea Canadense. Quando estiver a cerca de 15 km de altitude, o veículo vai soltar o VSS Unity (nome do modelo SpaceShipTwo usado nesta missão), que seguirá para fora da Terra.

Na condução do avião espacial estarão Mike Masucci (tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e piloto veterano da Virgin Galactic) e Nicola Pecile (tenente-coronel aposentado da Força Aérea Italiana, em sua primeira missão ao espaço).

Na fileira de cima, Mike Masucci e Nicola Pecile, que vão comandar o avião espacial VSS Unity. Abaixo, Kelly Latimer e Jameel Janjua, pilotos do porta-aviões VMS Eve. Crédito: Virgin Galactic

Além de Masucci e Pecile, quatro pessoas estarão a bordo do VSS Unity nessa viagem comercial de estreia da Virgin Galactic, que será suborbital, assim como os voos de teste anteriores e as próximas missões comerciais já planejadas.

Como é o voo:

Isso significa que a espaçonave não atingirá velocidade suficiente para alcançar a órbita da Terra. Assim, o veículo sobe até determinado ponto e depois volta ao solo, não circundando o planeta. Mesmo assim, por alguns instantes durante os estimados 90 minutos de voo, os passageiros experimentam a sensação de ausência de gravidade.

Esse tempo, segundo a Virgin Galactic, também será suficiente para os tripulantes realizarem alguns experimentos científicos. “Com cargas científicas a bordo, o voo espacial mostrará o valor e o poder do laboratório científico suborbital exclusivo que a Virgin Galactic oferece”, diz o comunicado.

Quem são os tripulantes: 

Os tripulantes Walter Villadei, Pantaleone Carlucci e Angelo Landolfi, três integrantes da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, vão conduzir 13 experimentos durante o voo. Eles serão acompanhados por Colin Bennet, funcionário da Virgin Galactic, que vai avaliar as experiências de voo dos companheiros enquanto eles conduzem as investigações. Veja um perfil mais detalhado de cada um aqui.

A tripulação do Galactic 01, da esquerda para a direita, o coronel Walter Villadei, Pantaleone Carlucci, o tenente-coronel Angelo Landolfi e Colin Bennet (Crédito da imagem: Virgin Galactic)

Galactic 02 o próximo voo espacial comercial da Virgin Galactic já está agendado para agosto. Segundo a empresa, os que vierem depois dele serão mensais.