Um tribunal russo aumentou o valor de uma multa contra o Google na terça-feira (27) após a big tech não cumprir com o pagamento de uma penalidade anterior por suposto abuso de posição dominante no mercado de hospedagem de vídeo. Segundo o Serviço Federal Antimonopólio (FAS) na época, o YouTube tem uma abordagem “não transparente, tendenciosa e imprevisível”. 

O que você precisa saber: 

Ao que tudo indica, apesar da apelação da big tech, a FAS disse que a multa anterior imposta ao Google dobrou devido ao não pagamento. Além disso, o órgão determinou um prazo de 60 dias para a empresa quitar as penalidades. 

A empresa também deve pagar mais de 4 bilhões de rublos ao orçamento da Federação Russa. 

O conflito entre Google e Rússia ocorre após o YouTube bloquear globalmente a mídia financiada pelo Estado russo, se colocando sob forte pressão de órgãos estatais e políticos russos.  

A gigante da tecnologia também parou de vender publicidade online na Rússia em março de 2022, após a invasão russa na Ucrânia. Embora tenha mantido alguns serviços gratuitamente, sua subsidiária russa entrou oficialmente com pedido de falência depois que autoridades do país confiscaram a conta bancária da filial, impossibilitando o pagamento de funcionários e fornecedores. 

Google processado por monopólio nos EUA

Não apenas na Rússia, recentemente a Gannett, maior rede de jornais dos EUA, entrou com um processo contra o Google acusando a empresa de violar a lei antitruste ao também monopolizar o mercado de publicidade online. A ação não é a primeira do tipo que a big tech enfrenta, já tendo na ficha outros processos relacionados. Veja mais aqui!

Com informações da Reuters 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!