O Google viola cerca de 80% de seus padrões prometidos ao colocar anúncios em vídeo de outros sites, segundo o relatório da Adalytics, empresa especializada em publicidade que ajuda as marcas analisarem onde seus anúncios estão sendo exibidos na internet.

O levantamento, compartilhado com o The Wall Street Journal, compilou dados de campanhas publicitárias de mais de 1,1 mil marcas entre 2020 e 2023.

Quais são os padrões de publicidade do Google

Quebrando as próprias regras

Fachada de um prédio do Google com logomarca da empresa
(Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)

De acordo com a Adalytics, a big tech teria colocado anúncios em vídeos pequenos, sem som e reproduzidos automaticamente ao lado do conteúdo principal de páginas. Além disso, anúncios apareceram em sites que não atendem aos padrões de monetização do Google.

Outro exemplo de publicidades fora do padrão prometido pelo Google Video Partners eram os anúncios que apareciam em sites de baixa qualidade com informações incorretas, conteúdo “clickbait” e páginas que publicavam conteúdo pirata.

Entre as principais marcas das quais os anúncios não foram exibidos de acordo com os padrões do Google estavam:

Anúncios de agências governamentais – por exemplo: Medicare, Exército dos EUA, Administração da Seguridade Social e o governo municipal de Nova York – também foram exibidos de forma inadequada.

Reclamações

Outro lado

O Google disse em comunicado que o relatório “faz muitas afirmações imprecisas e não reflete como mantemos os anunciantes seguros”.

Como parte de nossos esforços de segurança de marca, removemos regularmente anúncios de sites parceiros que violam nossas políticas e tomaremos as medidas apropriadas assim que o relatório completo for compartilhado conosco.

Google, em comunicado

Com informações de The Wall Street Journal