O pagamento por aproximação é algo que vem se popularizando cada vez mais. Essa é uma forma de dar mais praticidade para as pessoas, sem que elas tenham que lembrar a senha do cartão para pagar alguma compra. Nas próximas linhas, o Olhar Digital explica tudo para você sobre essa inovação tecnológica que agiliza os pagamentos com cartão!
O que é o pagamento por aproximação?
Essa é uma modalidade que possibilita que sejam realizadas compras sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha. Diferentemente dos cartões convencionais, os que têm esse mecanismo possuem um chip embutido que emite ondas eletromagnéticas para efetuar o pagamento.
Isso só é possível por conta do NFC, uma tecnologia que serve como um meio de transmissão de dados sem a necessidade da utilização de fios ou cabos, o que permite a efetuação de pagamentos com cartão sem a solicitação de senha.
A inovação também proporciona que o pagamento por aproximação seja realizado com um celular ou wearables, que são dispositivos tecnológicos como os smartwatches. E também por uma pulseira específica.
Como funciona o pagamento por aproximação?
O pagamento funciona por meio da tecnologia NFC, na qual são compartilhadas informações de forma simples e rápida através de aproximação do dispositivo ou cartão por uma distância máxima de 10 centímetros em relação à maquininha.
De forma segura, a transmissão de dados acontece por meio de radiofrequência, podendo ser realizada de duas maneiras distintas: ativa e passiva.
Na maneira ativa, os dois aparelhos geram sinal de forma simultânea. Isso comumente acontece no pagamento por NFC realizado com um celular na maquininha de cartão. Por outro lado, a passiva utiliza apenas um dispositivo para dar sinal. Um exemplo disso são os cartões de crédito e débito, que não possuem energia.
Qual é o limite para o cartão de aproximação
Por medida de segurança, o valor de pagamento por aproximação é limitado geralmente em R$ 200 dependendo da instituição financeira. Quando a compra foi ultrapassar isso, será necessário inserir a senha.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários