Acompanhar a linguagem da geração Z – quem nasceu entre 1995 e 2010 – é difícil para quem é de fora dessa faixa etária, principalmente se a pessoa não for antenada nas redes sociais. Por sorte, existe o ChatGPT. E a plataforma consegue traduzir, pelo menos, os termos que esses jovens mais usam.

Para ajudar quem fica boiando nos papos, o g1 perguntou ao chatbot da OpenAI o significado dessas palavras. Confira abaixo as respostas do ChatGPT:

Palavras que o ChatGPT traduziu:

Biscoitar

“Biscoitar” é uma expressão que surgiu nas redes sociais e é utilizada na linguagem coloquial para se referir a uma pessoa que busca atenção ou aprovação excessiva de outras pessoas, geralmente de forma exagerada ou insincera, visando obter elogios, curtidas, seguidores ou qualquer tipo de validação social. O termo “biscoitar” deriva da palavra “biscoito” e é uma referência ao comportamento de “ser um biscoito” ou “ficar mendigando biscoito”, ou seja, uma pessoa que está constantemente buscando validação e elogios dos outros, assim como um cachorro pedindo por um petisco.

Contatinho

“Contatinho” é uma expressão em português que surgiu nas redes sociais e na linguagem coloquial para se referir a uma pessoa com quem alguém mantém contato de forma casual e não necessariamente comprometida, geralmente com um teor romântico ou sexual. Um “contatinho” é alguém com quem a pessoa tem uma interação mais íntima, seja através de mensagens, chamadas, encontros ocasionais ou até mesmo encontros mais íntimos, mas sem o compromisso de um relacionamento sério. Essa interação costuma ser caracterizada por um interesse mútuo, flerte ou atração física.

Cringe

“Cringe” é uma expressão em inglês que se tornou popular na internet e nas redes sociais para descrever algo ou alguém que é considerado constrangedor, embaraçoso, fora de moda ou que causa desconforto. O termo é usado para descrever situações, comportamentos, tendências ou qualquer coisa que seja considerada desagradável ou embaraçosa de alguma forma. Por exemplo, uma pessoa pode descrever uma piada sem graça como “cringe”, um vídeo de dança amadora como “cringe” ou até mesmo uma declaração exageradamente sentimental como “cringe”. É uma maneira de expressar que algo é considerado fora de estilo, inadequado ou não se encaixa nos padrões atuais de aceitabilidade social.

Montagem com capturas de tela de vídeos no TikTok
(Imagem: Reprodução/Highxtar)

Crush

“Crush” é uma expressão em inglês que se tornou popular na linguagem coloquial e se refere a uma atração romântica ou interesse amoroso em alguém. É comum ouvir pessoas falarem sobre “ter um crush” em alguém, o que significa que estão apaixonadas ou têm uma queda por essa pessoa. O termo “crush” é frequentemente usado para descrever sentimentos iniciais de atração ou fascínio por alguém, geralmente antes de um relacionamento se desenvolver. Pode ser uma paixão secreta por alguém, uma admiração intensa ou um desejo de conhecer melhor a pessoa.”

Date

Ter um “date” significa ter um encontro ou sair com alguém em um contexto romântico ou socialmente planejado. É quando duas pessoas concordam em se encontrar em um local específico e passar algum tempo juntas para conhecer melhor uma à outra. Um date pode assumir diferentes formas, dependendo das preferências e interesses das pessoas envolvidas. Pode ser um encontro para tomar um café, jantar em um restaurante, assistir a um filme, passear em um parque ou participar de qualquer atividade que permita que as pessoas se conectem e interajam.

Flopar

“Flopar” é uma expressão que surgiu nas redes sociais e é utilizada para descrever algo que não obteve o sucesso esperado, que não teve um desempenho satisfatório ou que foi mal recebido pelo público. O termo é frequentemente usado para se referir a músicas, filmes, séries, produtos ou qualquer tipo de empreendimento que não atingiu as expectativas de popularidade, relevância ou aceitação. Quando algo “flopou”, significa que não teve um bom desempenho comercial, não atraiu muita atenção ou não conseguiu gerar o interesse ou engajamento esperado. Pode ser utilizado para descrever o fracasso de um lançamento artístico, o insucesso de um produto no mercado ou até mesmo uma ideia ou ação que não teve o impacto desejado.

Como o ChatGPT funciona

Pessoa pedindo para ChatGPT criar texto acadêmico em celular com logomarca do ChatGPT ao fundo
(Imagem: Bloomberg)

Para responder às perguntas dos usuários de maneira aparentemente humana, o ChatGPT usa uma infinidade de textos disponíveis na internet. A ideia é que a máquina replique automaticamente o pensamento e a atuação de uma pessoa – no caso, conseguindo manter conversas.

Assim, quanto mais interação existir com humanos, mais a máquina se aprimora. Por isso a página do ChatGPT incentiva que as pessoas conversem com ele.

O ChatGPT foi treinado por inteligência artificial e aprendizado de máquina (“machine learning”, em inglês).

Essa tecnologia já está presente no cotidiano: nos chatbots mais simples de sites e aplicativos de mensagens; nos alto-falantes inteligentes com Alexa, Siri e Google Assistente; e no streaming, quando a plataforma prevê quais filmes/séries a pessoa pode gostar.

Com informações de g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!