O TikTok não se restringe a uma única faixa etária quanto falamos da lista de músicas reproduzidas na rede social. Um exemplo disso são as cantoras Kate Bush, Kylie Minogue e a banda Fleetwood Mac, artistas de populares nas décadas de 80/90, que fizeram sucesso na plataforma de vídeos da Byte-Dance.

Como relata o The Guardian, a rede social evoluiu e hoje não é apenas uma moda de dança para adolescentes. Atualmente, a plataforma é tida como um aspecto importante na indústria de musical para que fãs se conectem com seus artistas preferidos.

Para Darina Connolly, chefe de parcerias com gravadoras e artistas do TikTok no Reino Unido, “não há restrição quanto a quem pode ser bem-sucedido. A comunidade é realmente independente de idade e gênero, não importa há quanto tempo um artista está lançando música.”

Se é um gênero de música que eles nunca ouviram antes, eles não vão dizer ‘eu não vou ouvir isso’. Eles estão apenas consumindo música o tempo todo. E se uma faixa ressoa, por qualquer motivo, ela tende a se sair muito bem.

Darina Connolly ao The Guardian.

Em 2020, a música Dreams da banda Fleetwood Mac teve um aumento de 89% nos streams após o meme do patinador que usou música de fundo viralizar na rede social.

Após o sucesso, o baterista co-fundador da banda, Mick Fleetwood recriou o meme do patinador, Dreams alcançou o Top 10 das paradas globais e americanas do Spotify.

@mickfleetwood

@420doggface208 had it right. Dreams and Cranberry just hits different. #Dreams#CranberryDreams#FleetwoodMac

♬ Dreams (2004 Remaster) – Fleetwood Mac

O sucesso de artistas independente do gênero e idade foi notado novamente na semana passada, quando Kylie Minogue, cantora de 55 anos, foi reproduzida na Radio 1 do Reino Unido com a música Padam Padam.

Graças ao seu sucesso no TikTok, onde foi usada para memes e outros vídeos, a música alcançou o oitavo lugar nas paradas do Reino Unido.

Darina Connolly, considera que a Padam Padam alcançou sucesso na rede social, pois é “otimista, cativante e naturalmente cria uma sensação de alegria e celebração”.

Tem democratização [na plataforma]. Tudo está em jogo. Basta uma criação para criar uma tendência, um momento de mágica que pode levar a milhares e milhões de criações e, por fim, ao sucesso.

Darina Connolly, chefe de parcerias com gravadoras e artistas do TikTok no Reino Unido.

Com informações de The Guardian.