A Volvo anunciou na terça-feira (27) que aderiu ao carregamento padrão da Tesla, os chamados Superchargers. A adesão fornece aos veículos elétricos (EVs) da montadora sueca acesso aos pontos de recargas da fabricante de Elon Musk em três países: Estados Unidos, Canadá e México. 

O que você precisa saber: 

De acordo com a Reuters, o plano da Volvo é ter seus EVs equipados com a porta NACS a partir de 2025. Segundo a montadora, os motoristas que optarem por usar o Combined Charging System (CCS) poderão fazê-lo com um adaptador fornecido pela empresa. 

A adesão da fabricante sueca segue a Ford, GM e Rivian, que também adotaram o carregamento padrão da Tesla no mês passado. Além delas, a Hyundai também está considerando entrar no acordo, já que segundo o CEO da montadora sul-coreana, Jaehoon Chang, há uma pressão enorme da empresa de Musk na América do Norte. 

Carregamento Tesla pode se tornar padrão nos EUA 

Os Superchargers da Tesla já representam cerca de 60% do total de carregadores rápidos disponíveis nos Estados Unidos e, com os acordos recentes, ficam evidentes os avanços contra o Sistema de Carregamento Combinado (CCS) padrão rival, que anteriormente tinha o apoio exclusivo do governo do presidente Joe Biden. 

À Reuters, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) International confirmou que planeja fazer uma configuração padrão da indústria do conector de carregamento da Tesla em seis meses ou menos. A organização revelou que já está conversando com a Tesla, o governo dos EUA e outras montadoras para tornar o NACS o sistema padrão do país. 

Acho que havia um senso comum real de urgência e propósito entre a indústria e o governo. O importante a entender sobre esse processo é que ele não é mais controlado por uma empresa. Na verdade, são todas as empresas se reunindo para escrever um padrão sobre como desenvolver esse plugue. 

Frank Menchaca, presidente de Soluções de Mobilidade Sustentável da SAE International, à Reuters. 

Embora o plano de Biden para os EUA seja de instalar 500 mil carregadores públicos até 2030, um levantamento do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL), um centro de pesquisa financiado pelo governo federal, revelou que o país provavelmente desenvolverá uma rede de 1,2 milhão de carregadores públicos de veículos elétricos, incluindo 1 milhão de carregadores de Nível 2, até 2030.  

A pesquisa não especificou a divisão de NACS e outros tipos de conectores. 

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