O Canadá recebeu nesta semana o tecnológico e sustentável trem movido a hidrogênio da Alstom, marcando a estreia do primeiro veículo do tipo na América do Norte. O comboio de passageiros francês foi emprestado ao país até setembro deste ano com o intuito de estimular a adoção permanente no território e nos Estados Unidos. 

O que você precisa saber: 

Acho que a coisa mais importante que sairá disso é a conscientização e o conforto das pessoas com a tecnologia. 

Robert Stasko, diretor executivo do Conselho de Negócios de Hidrogênio de Ontário, à CBC News. 

Segundo a Alstom, o desempenho de aceleração e frenagem dos chamados ‘Coradia iLint’ é comparável aos trens padrão a diesel, mas sem as emissões poluentes. As primeiras unidades começaram a rodar na região da Baixa Saxônia, Alemanha, em 2022, embora o projeto e testes venham desde 2016

No total, o modelo de comboio já percorreu oito países europeus. A Alstom tem contratos na Alemanha, Itália e França e, de acordo com a companhia especializada no ramo ferroviário e produção de energia, clientes europeus já encomendaram 41 das composições. 

Comparações com trens comuns 

Conforme Serge Harnois, CEO da Hanois Énergies, fornecedora de combustível de hidrogênio para o trem, o Coradia iLint usa uma estimativa de “cerca de 50 quilos de hidrogênio por dia”. A mesma viagem usando um motor padrão consumiria cerca de 500 litros de óleo diesel, principal combustível nas emissões de dióxido de carbono (CO2).  

No caso do trem a hidrogênio, ele só emite vapor d’água ao longo de sua jornada. O subproduto é resultado da combinação de hidrogênio com oxigênio em uma célula de combustível para gerar sua energia. 

O trem deve marcar estadia também em outras regiões da América do Norte assim que seu empréstimo no Canadá se findar. O objetivo a longo prazo é que a chegada do veículo sustentável ajude a promover a adoção generalizada do trem em diferentes regiões. 

Com informações da CBC e Engadget 

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