As baterias de íons de lítio, utilizadas na maioria dos dispositivos móveis recarregáveis, como laptops, celulares, e até em e-bikes, também alimentam veículos elétricos e sistemas renováveis de energia sustentável.
Uma série de acontecimentos ao redor do mundo — como os incêndios mortais em Nova York —, estão sendo atribuídos a esse tipo de bateria, com destaque para bicicletas elétricas e transportes parecidos, gerando novas preocupações acerca dos demais dispositivos que também utilizam essas baterias.
Segundo especialistas em segurança, o risco de incêndio é pequeno, mas existe. As baterias de íons de lítio de alta energia que estão presentes em bicicletas e scooters elétricas também estão inclusas nesse grupo, porém, a maior preocupação com os incêndios provocados por esse dispositivo está na capacidade de se espalhar rapidamente – e são difíceis de apagar.
Como ter uma e-bike segura
Assim como os demais aparelhos alimentados com a bateria de lítio, a melhor forma de manter os dispositivos seguros é estar atento às condições da bateria. Especificamente no caso das e-bikes, estar atento a possíveis danos – ou em casos de colisões — é fundamental. Saiba como ter uma bicicleta elétrica mais segura:
Os dispositivos bem fabricados são realmente bastante seguros.
Chris Cramer, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da organização de segurança UL Research Institutes
Segundo Matt Moore, do grupo comercial de fabricação de bicicletas PeopleForBikes, muitos varejistas de bikes apenas vendem e realizam a manutenção de tais veículos que atendam a os padrões de segurança citados anteriormente.
Com informações de The Washington Post
Fonte: Olhar Digital
Comentários