Mesmo com o programa de descontos do governo, o “carro popular” moderno não consegue bater de frente com os preços dos anos 1990. Na época, era possível comprar um Fiat Uno zero por menos de R$ 10 mil, por exemplo.

Hoje o modelo da vez é outro ícone do mercado automotivo nacional: o Ford Escort. Em 1993, o compacto ganhou nova geração no Brasil, o ‘Hobby’. Com pegada mais moderna, ele chegou justamente para concorrer com os carros populares da época.

Imagem: Divulgação/Ford

Como era o Ford Escort Hobby

Até o retrovisor do lado direito era opcional no Escort Hobby 1.6 (ainda não era obrigatório na época). Imagem: Divulgação/Ford

Quanto custava?

O modelo era vendido por cerca de R$ 7 mil nos anos 1990. Em 1997, o Ford Ka assumiu o posto do Escort Hobby como novo modelo de entrada da Ford.

Quanto custaria o mesmo Escort hoje?

O valor corrigido do carro para 2023, segundo o IPCA, ultrapassa a faixa dos R$ 44 mil. Ainda assim, o preço é mais de R$ 13 mil abaixo da dupla de carros mais baratos do momento, o Renault Kwid e o Fiat Mobi.

No mercado de seminovos o carro também desvalorizou pouco. Um Escort Hobby ano 1993, por exemplo, é avaliado em R$ 6.908 na Tabela Fipe (valor atualizado em junho de 2023), quase o mesmo preço de lançamento.