É comum que obras de grande sucesso acabem influenciando inúmeros autores, seja no mundo das séries, dos filmes ou dos animes. Muitas vezes, certas animações fazem tanto sucesso que até mesmo um gênero inteiro é colocado em evidência graças a ele, surgindo assim inúmeras obras com a mesma temática.

O problema é que as vezes essa inspiração vai um pouco longe demais e deixa de ser uma obra semelhante ou com inspirações, para se tornar uma cópia totalmente descarada feita para pegar embalo no sucesso de uma grande obra. Confira abaixo 10 animes que são simplesmente uma cópia total:

Índice

10. Duel Masters

Anime Duel Masters
Imagem: Hasbro

Você com certeza conhece Yu-Gi-Oh!, afinal o anime foi uma febre no Brasil e no mundo, com novas temporadas sedo lançadas até hoje. Ao longo dos anos surgiram diversos animes sobre jogos de cartas, muitos deles com sua originalidade e identidades próprias, mas esse não é o caso de Duel Masters.

O anime conta a história de Shobu Kirifuda, um jovem que busca se tornar um mestre do jogo de cartas Kaijudo. No entanto, a série não consegue escapar das comparações inevitáveis com Yu-Gi-Oh!. Ambos compartilham a temática de duelos de cartas como elemento central, trazendo criaturas de outras dimensões para a Terra.

Infelizmente, Duel Masters peca ao não oferecer uma abordagem original ou inovações significativas em relação ao seu predecessor. Faltam-lhe diferenciações marcantes, profundidade de personagens e originalidade na narrativa. Embora possa entreter casualmente, Duel Masters não consegue escapar da sombra de Yu-Gi-Oh! como uma cópia inferior. Apesar disso, o anime possui 78 episódios ao todo, além de uma porção de jogos eletrônicos.

9. Monsuno: World Master

Monsuno
Imagem: TV Tokyo

Pokémon é provavelmente uma das obras mais copiadas da história. Seja pela imensidade de jogos que tentaram reproduzir seu sucesso, ou pela quantidade avassaladora de animes inspirados na franquia de Satoshi Taijiri. Diversas obras acabaram conseguindo um destaque própria como Digimon, Beyblade ou Bakugan, mas não foi o caso com Monsuno, que é um anime que gira em torno de uma equipe de jovens heróis que luta contra ameaças usando criaturas com DNA de animais, chamadas Monsunos.

Infelizmente, a série não consegue escapar das comparações com Pokémon e se limita somente a isso. Ambos apresentam a premissa de treinadores que capturam criaturas e as utilizam em batalhas, além de toda a estrutura de episódios. Monsuno tenta replicar o sucesso de Pokémon, mas falha em oferecer a mesma profundidade de mundo, carisma dos personagens e variedade de criaturas. É uma cópia evidente, deixando os espectadores com a sensação de que estão assistindo a uma versão inferior e menos original do fenômeno Pokémon.

8. Guilty Crown

guilty crown
Imagem: Crunchyroll

Algumas das pessoas que trabalharam no anime de Code Geass também trabalharam em Guilty Crown, então não seria correto rotular isso como uma cópia descarada, porém, isso não muda o fato que os dois animes são extremamente semelhantes em vários aspectos.

Ambos contam a história de um adolescente inteligente que adquire um poder misterioso após se envolver com uma bela garota mágica. Ambos os protagonistas usam essa nova habilidade, juntamente com um grupo de guerreiros, para ajudar a libertar o Japão do domínio colonial.

Ao contrário dos exemplos anteriores, Guilty Crown é realmente bom apesar das semelhanças claras com Code Geass, ele possui uma personalidade própria e uma forma de contar a história que faz valer a pena ser assistido, ainda que você provavelmente pense que já viu aquilo em outro lugar.

7. No Game No Life

No Game no Life.
Imagem: Crunchyroll

A obra do mangaká brasileiro Yuu Kamiya é o primeiro mangá a fazer sucesso no Japão, e apesar de possuir uma arte única e até uma certa personalidade, ele é incrivelmente parecido com outra obra. Pessoas brilhantes que acham suas vidas insatisfatórias e sufocantes são subitamente transportadas para um mundo fantástico, semelhante a um jogo, onde podem alcançar seu potencial máximo.

Neste belo novo mundo, eles devem usar sua inteligência para recuperar a honra roubada de seu novo lar, enquanto estão rodeados por garotas muito atraentes com orelhas de animais. Pareceu bem específico, certo? Mas essa descrição serve para falar tanto sobre No Game No Life, quanto de Mondaiji-tachi ga Isekai kara Kuru Sou desu yo?, do mangaká Tarou Tatsunoko. As obras estão separadas por 4 anos de diferença, então é bem provável que o anime de No Game No Life tenha se inspirado em outra obra.

6. Kabaneri Of The Iron Fortress

Anime Kabaneri
Imagem: Crunchyroll

Esse é um caso claro de um anime tentando embarcar na onda do sucesso de um outro anime em especifico. Shingeki no Kyojin, ou Attack on Titan, é um mangá original de Hajime Isayama que fez um sucesso estrondoso por todo o mundo, se tornando até um dos animes mais populares do mundo. Por sua vez, o Wit Studio, que produziu o anime dos titãs tentou replicar o mesmo sucesso com Kabaneri of the Iron Fortress, um anime original que é absolutamente parecido com a obra de Isayama.

Tanto Attack on Titan quanto Kabaneri of the Iron Fortress contam a história de humanos tentando sobreviver em uma comunidade fortemente fortificada contra terríveis bestas devoradoras de humanos que talvez tenham sido humanos no passado. No final, os protagonistas entram em uma luta perigosa para derrotar o inimigo e proteger suas comunidades contra danos. Apesar de ser claramente uma cópia e não chegar perto nem do sucesso e nem da qualidade de sua inspiração, Kabaneri possui seus pontos positivos e até vale a experiência.

5. Sword Art Online

Anime Sword Art Online
Imagem: Netflix

Esse é um caso onde uma cópia acabou gerando inúmeras outras cópias. Obras do gênero Isekai, onde um personagem é retirado de seu mundo e alocado num novo mundo completamente diferente, inundaram a indústria e é possível citar inúmeras obras como Overlord, Log Horizon e por aí vai, mas tudo começou com Sword Art Online. Ou será que não? .hack//Sign, conta a história de um jogador de MMORPG chamado Tsukasa, que não consegue fazer logout do jogo.

Apesar de SAO pegar esse conceito e o expandir para toda a base de jogadores, é impossível negar essa semelhança entre as obras e é muito provável que .hack tenha inspirado fortemente o anime de Sword Art Online, especialmente pelo fato de ter sido lançado ainda em 2002 e ter tido uma sequência de jogos e demais produtos sobre a história.

4. Buso Renkin

Buso Renkin
Imagem: Hulu

Buso Renkin é uma obra de Nobuhiro Watsuki, o mesmo autor de Samurai X e conta a história de um jovem adolescente que utiliza de alquimia para enfrentar homúnculos. Eu imagino que se você assista animes com alguma regularidade, já deva ter escutado uma sinopse parecida em algum lugar. Não a toa ela é bem similar a história de Fullmetal Alchemist em eu tema principal.

A obra de Hiromu Arakawa começou a ser publicada ainda em 2001 pela Shonen Gangan no Japão, enquanto Buso Renkin só foi começar a ser publicado pela Shonen Jump em 2003. Como Fullmetal Alchemist estava em alta, o tema de alquimia também estava e a Jump apostou na história de Watsuki como forma de fisgar alguns leitores. O ponto é que Buso Renkin nunca chegou nem perto da qualidade e da fama da obra que se “inspirou” e hoje é muito mais lembrada justamente por ser um tipo de cópia, do que por méritos próprios.

3. Samurai Champloo

Anime Samurai Champloo
Imagem: Fuji TV

Shinchiro Watanabe é amplamente conhecido por ser um dos melhores diretores de anime de todos os tempos. Em seu currículo consta obras como Cowboy Bebop e Samurai Champloo, que por sua vez são considerados dois dos melhores animes de sempre.

O ponto é que ambos são incrivelmente parecidos em sua raiz: Os dois animes usam a música como um motivo, ambas seguem um grupo composto por dois homens e uma mulher em uma jornada, com personalidades notavelmente semelhantes e ambas apresentam uma combinação de episódios que podem ser assistidos de forma independente e uma trama em desenvolvimento.

Esse é o tipo de obra que não se limita a ser apenas uma cópia, pois ela se destaca individualmente pelos seus pontos fortes e podemos dizer até que nem seja uma cópia, mas sim, que Watanabe reutilizou elementos característicos de suas obras em Samurai Champloo. O ponto é, que tanto Cowboy Bebop quanto Samurai Champloo são absolutamente recomendadas a qualquer fã de animação.

2. Shurato

Anime Shurato
Imagem: TV Tokyo

Cavaleiros do Zodíaco é uma obra de Masami Kurumada e é simplesmente um dos animes mais populares de todos os tempos no Brasil. Mas outro anime envolvendo cavaleiros de armaduras reluzentes lutando em nome de deuses e entidades que também fez um relativo sucesso no Brasil foi Shurato, de Takao Koyama. Enquanto Cavaleiros do Zodíaco estreou em 1985 na Shonen Jump e ganhou um anime em 1986, Shurato estreou somente em 1989 na TV Tokyo com anime original.

A animação conta a história de Shurato Hidaka que um dia, junto de seu melhor amigo, é enviado ao Mundo Celestial, onde descobre ser a reencarnação de um rei antigo. A trama se desenrola até o ponto onde os dois ganham armaduras e se tornam capazes de lutar contra os deuses de Asura.

Enquanto Cavaleiros do Zodíaco utiliza-se principalmente da mitologia grega e de astrologia como inspiração, em Shurato as mitologias budista e hinduísta foram as principais fontes de referência segundo os autores. Ao ver o anime, fica bem claro que a obra pega carona no sucesso de Cavaleiros do Zodíaco, adicionando seu pontos de originalidade em alguns momentos.

1. Super Kid

Anime Super Kid
Imagem: Reprodução

E para fechar com chave de ouro temos uma das cópias mais absurdamente descaradas da história dos animes. Super Kid é um filme sul-coreano produzido pela UM Productions, lançado no ano de 1994, que copiou a história, personagens e até mesmo o estilo de desenho de Dragon Ball, do mangaká Akira Toriyama. O problema, é que a cópia além de totalmente óbvia, ainda é completamente mal feita e é lembrada hoje pelo seu enredo completamente confuso, erros de continuidade na história e por não chegar nem aos pés de Dragon Ball.

Curiosamente, Super Kid se passa no ano de 2023 e apresenta o personagem Gokdari, uma criança guerreira superpoderosa de outro planeta, mas que habita a Terra e tem a missão de proteger os seres humanos de todos os perigos possíveis. Enquanto a obra e Toriyama é inspirada no conto chinês da Jornada para o oeste é tido como o mais popular anime de todos os tempos, Super Kid não fez sucesso nem em sua época de lançamento e se mostrou um completo fiasco.