Em maio de 2023, o Google fez um pronunciamento no seu evento anual de inovações, o Google Conference I/O, afirmando estar trabalhando em uma exclusão em escala global de contas inativas em seus servidores.

O Olhar Digital trouxe um passo a passo de como evitar a perda de fotos, arquivos e e-mails antigos salvos em uma conta Google que raramente é usada.

Por que a Google tomou essa decisão?

Como parte de um projeto de expansão e otimização dos servidores, a Google decidiu fazer essa força tarefa de limpeza nos espaços subutilizados dos seus sistemas de cloud.

Vale ressaltar que as exclusões só começarão em dezembro de 2023. Em suma, mesmo assim, a empresa começará com os usuários que criaram contas e nunca mais a acessaram.

Em suma, o Google enviará avisos para qualquer endereço de e-mail alternativo ou número de telefone associado às contas com antecedência, afirmou.

Assim sendo, a novidade é um lembrete de que os usuários precisam planejar para garantir que suas contas antigas não sejam perdidas no futuro.

Formas de salvar sua conta

Em suma, com o pronunciamento da Google sobre os cancelamentos de contas inativas, é compreensível que os usuários façam uma verdadeira corrida para recuperar contas antigas ou mesmo verificar e resgatar seus dados.

Mas não tem com o que se preocupar, seguindo um dos passos logo abaixo o usuário poderá resolver de forma rápida essas questões.

Fazendo login na conta antiga

Sabe-se que, a principal forma de recuperação é o usuário acessar a conta inativa e decidir entre permanecer com a mesma, ou fazer o backup dos dados e deletar ela para sempre.

Recuperar o acesso em caso da perda da senha

Em caso de não se lembrar dos dados de acesso da conta, a opção é partir para o processo de recuperação da conta. Nesse momento o usuário precisa estar com os meios de recuperação escolhidos na hora da criação da conta ainda ativos, sendo geralmente um e-mail reserva ou um número de telefone para receber informações via SMS, por exemplo.

Passo a passo recuperando a conta Google

  1. O usuário precisa acessar o site de recuperação do Google para iniciar o processo;
  2. Na sequência, informe um número de telefone ou algum e-mail secundário que o usuário possa ter para continuar;
  3. Nesta etapa é importante informar os dados pessoais. Nome, sobrenome e outras perguntas de verificação que podem ser feitas nesta etapa. É importante o usuário responder de forma clara e correta para conseguir recuperar a conta do Google;
  4. Após o seguir todo o processo seguido acima, basta o usuário aguardar o Google confirmar a veracidade das informações pelo usuário durante o prazo de 6 horas e logo em seguida o usuário receberá um link para trocar a senha e retomar o acesso na conta.

Vale ressaltar que para o usuário não passar pela situação de ter que recuperar a conta e seguir esse longo processo novamente, o mesmo deve configurar um e-mail de recuperação e um número de telefone e seguir todos os outros passos para se manter seguro.

Fazendo o backup dos dados e deletando a conta do Google

Antes de deletar a conta do Google, é bom o usuário considerar os pontos abaixo para entender o que a exclusão pode trazer:

  1. O consumidor não irá mais receber ou enviar e-mails pelo Gmail. Assim como você perderá todos os dados e conteúdos guardados nessa conta, como fotos, agendas e arquivos.
  2. Em suma, os demais serviços associados com a conta podem ser perdidos;
  3. A princípio, você pode perder aplicativos, jogos, músicas e filmes caso tenha utilizado a conta para fazer compras no YouTube ou no Google Play, por exemplo.

Como fazer o download dos dados da Google?

Caso, mesmo após considerar os fatos acima, o usuário decida deletar a conta permanentemente, nós aconselhamos realizar o backup dos dados em um dispositivo de armazenamento de sua escolha. Essa é a maneira mais segura de remover a conta.

  1. Passo

    Acesse a página do Google Takeout e faça o download dos dados acumulados na sua conta.
    Obs: Vale ressaltar que o sistema seleciona os dados automaticamente. Além disso, é importante frisar que se você não quiser priorizar algum tipo de dado coletado por um determinado serviço, basta desmarcar a caixa de seleção correspondente.Imagem da tela do Google Takeout

  2. Passo

    Após o download de dados, o usuário receberá um link para acessar os arquivos, que podem ser guardados na plataforma de preferência ou num pen drive, por exemplo.  Depois basta selecionar o formato em que deseja receber e clicar em ‘Cria Exportação’;Imagem da tela de exportação dos dados do Google Takeout

Em suma, terminando o processo acima a Google enviará os arquivos de backup para o e-mail escolhido.

Excluindo a conta do Google

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!