O TikTok vende milhares de livros. Essa frase pode parecer exagerada já que a rede social chinesa não é uma plataforma de vendas (ainda). Mas a verdade é que esse fenômeno dos vídeos curtos já é considerado um dos principais players do mercado literário e responsável por diversos best-sellers. Tudo isso por um fator principal: o sucesso com o público jovem.
O chamado “booktok” é responsável por divulgar alguns dos maiores best-sellers, mudando de forma definitiva a forma como muitos livros são lançados no mercado global.
Leia mais
TikTok lançando livros
Este ano, a ByteDance decidiu adentrar ainda mais nesse segmento e lançou sua própria editora. A decisão permite que a empresa tenha controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros dentro de sua própria plataforma.
De acordo com o The New York Times, fenômenos como a escritora Colleen Hoover, que já vendeu mais de 24 milhões de cópias, surgiram no TikTok, onde vídeos sobre suas obras já acumulam mais de 4,2 bilhões de visualizações.
Se antes a divulgação dos autores era feita de formas mais tradicionais, com banners em sites e anúncios em livrarias, hoje o “mais importante” em alguns segmentos literários é justamente bombar no TikTok.
Segundo o jornal, a empresa chinesa ainda não dá detalhes sobre como vai funcionar sua editora própria, mas o fato gera alguns questionamentos no mercado, já que a “ByteDance poderia impulsionar seus próprios autores às custas de outros e tornar o BookTok menos orgânico e orientado ao usuário”.
Outros questionamentos estão na forma de distribuição dos livros, já que a princípio o sistema da ByteDance teria apenas e-books. Hoje, entretanto, livros impressos ainda são responsáveis por 70% das vendas nos Estados Unidos, principal mercado global. Claro, assim como mudou a forma de divulgação de livros entre jovens, a empresa chinesa pode tentar mudar a forma como esse produto é adquirido, mas ainda falta um longo caminho nesse sentido.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários