Fàbregas pendura as chuteiras e anuncia início da carreira como treinador

Chegou ao fim a carreira de mais um expoente técnico da vitoriosa geração espanhola. O meio-campo Cesc Fàbregas anunciou a aposentadoria neste final de semana e comunicou o início da sua jornada como treinador. A movimentação já era aguardada desde a sua chegada ao Como,  da Itália, na última temporada.

“Depois de 21 temporadas jogando como profissional, é hora de pendurar as chuteiras. Nunca me esquecerei dos meus primeiros dias no Barça, no Arsenal, na volta ao Barça, no Chelsea, no Monaco e no Como. Ergui a Copa do Mundo e duas Eurocopas, ganhei tudo na Inglaterra e na Espanha, e quase todos os troféus europeus. Foi uma viagem impossível de esquecer”, disse Fàbregas em comunicado oficial.

Aos 38 anos, o espanhol passou a sua última temporada como atleta pelo Como, disputando a segunda divisão italiana. Foram 17 jogos disputados com duas assistências distribuídas na campanha que terminou com o clube na 13ª posição na tabela. A chegada de Fàbregas já era projetada para iniciar sua transição para a área técnica.

Multi-campeão por clubes e seleção, o meia foi formado nas categorias de base do Barcelona, mas atuou profissionalmente pela primeira vez no Arsenal. Peça importante nos Gunners, Fàbregas conquistou a Copa e a Supercopa da Inglaterra, antes de retornar ao Barcelona.

Na volta ao time onde começou, em meio a consagração com a camisa da seleção espanhola, foi o casamento perfeito para o momento mais glorioso da carreira de Fàbregas. Em 151 jogos, o meia acumulou os títulos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Europeia, além do Mundial de Clubes.

Após empilhar títulos pelo Barça, o jogador rumou de volta a Londres para conduzir o Chelsea em mais cinco temporadas recheadas de canecos. Conquistando duas vezes a Premier League, além da Copa Inglesa, Copa da Liga e a Liga Europa, Fàbregas escreveu seu nome na história de mais um grande clube.

Já prejudicado pelas lesões, o espanhol antecedeu sua ida para o Como, em três temporadas sem brilho pelo Mônaco, onde foi pela maior parte do período como reserva. Agora, a carreira de Fàbregas na beira de campo começa comandando a categoria júnior do Como 1907. 

“Mas nem tudo é tristeza, agora também começa um novo desafio. Eu me sinto feliz que vou cruzar a linha branca e começarei a treinar o time B e os juniores do Como 1907, um clube e um projeto que me animam muitíssimo. Este clube maravilhoso conquistou meu coração desde o primeiro minuto e veio a mim no momento perfeito da minha carreira. Darei tudo o que estiver ao meu alcance”, completou Cesc. 

Fonte: Ogol

Comentários