De acordo com relatos do Novo Testamento bíblico, Jesus nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. No entanto, outras tradições religiosas e relatos da própria Bíblia Cristã parecem não ter tanta certeza disso. Além disso, historiadores e cientistas têm versões diferentes deste fato.
A maioria dos historiadores concordam que Jesus foi realmente uma figura histórica, mas discordam que a Bíblia seja uma biografia precisa da vida do messias cristão. No entanto, na falta de outros registros históricos, as escrituras são as únicas coisas que eles podem se basear para delimitar o que é ou não verdade.
Mesmo com divergências entre eles, os evangelhos de Mateus e Lucas são os únicos que contam que Jesus nasceu em Belém durante o reinado do Rei Herodes. Assim, desde o século 2 d.C, uma caverna da cidade é reconhecida como o local de nascimento.
Atualmente, no local onde a caverna está, existe uma igreja construída em 339, a Igreja da Natividade em Belém, que é o destino de muitas peregrinações.
Contradições nas escrituras
Os outros dois evangelho da Bíblia, o de Marcos e o de João não detalham o nascimento de Jesus, e nem mesmo o relacionam a Belém. Marcos conta que o messias é de Nazaré, na Galileia. João, apesar de apontar o mesmo, menciona que o Messias viria de Belém, mas nunca associou a cidade a Jesus.
No Alcorão, livro sagrado do Islã, o nascimento de Jesus – que é visto como um profeta, e não filho de Deus pela religião – também é mencionado, mas não existe sequer menção a Belém, apenas que Maria foi dar à luz em um lugar distante não especificado.
A cidade pode ter sido incluída em toda essa história como forma de retratar Jesus como descendente de Davi, estando mais ligada a políticas e ritos do que realmente a fatos históricos.
As passagens bíblicas falam sobre José ter sido descendente de Davi e que o messias viria da cidade natal do rei, ou seja, Belém. Dessa forma, quando Mateus e Lucas retratam o nascimento de Jesus na cidade, eles afirmam que ele era realmente o messias e descendia de uma linhagem davídica.
Além do local, a data do seu nascimento também é uma incógnita e pode ter sido escolhida por fatores políticos e religiosos, invés de históricos.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários