O Brasil completou quase um ano desde o lançamento do 5G, uma nova geração de internet móvel que prometia velocidades mais rápidas em comparação a outros tipos de conexão.

Uma pesquisa recente realizada pela OpenSignal, empresa especializada em avaliar a qualidade das redes móveis, revelou que as velocidades médias de download no 5G são pelo menos dez vezes superiores às do 4G, podendo chegar a até 18 vezes, como é o caso de Recife.

O estudo, divulgado em maio deste ano, também mostrou que a velocidade de download ultrapassa os 250 Mbps nas 27 capitais do país, mas chega a mais de 400 Mbps em três cidades: Porto Alegre, Teresina e Curitiba. Essas velocidades se aproximam do oferecido atualmente em pacotes mensais de internet banda larga.

Obstáculo para o 5G

No entanto, ainda existem obstáculos para o pleno funcionamento do 5G. Mesmo nas cidades onde a tecnologia está disponível, há relatos de usuários que não conseguem manter a conexão constantemente. Isso pode estar relacionado à compatibilidade do aparelho com a nova tecnologia e à necessidade de estar próximo a uma antena 5G.

antena 5g
Imagem: Suwin / Shutterstock.com

A Anatel determinou que as empresas de telecomunicações devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes, e essa meta aumentará para uma antena a cada dez mil habitantes até 2025. No entanto, as legislações municipais têm impactado na velocidade de instalação desses equipamentos.

Essas faixas possuem uma capacidade maior, porém, devido aos seus comprimentos de onda menores, possuem um alcance mais limitado e são mais facilmente bloqueadas por objetos físicos.

Com informações de Tilt e Estado de Minas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!