A Apple parece querer expandir a ideia de tela ligada com recursos de casa inteligente para mais produtos de seu catálogo. Quem aposta neste tipo de solução é Mark Gurman em sua newsletter Power On, para a Bloomberg. Lá o analista prevê o uso de telas como o Studio Display mostrando temperatura, despertador, agenda e a hora atual.

O que você precisa saber:

Quando a Apple mostrou ao mundo seus planos para o iOS 17, ela resolveu permitir que o iPhone vire uma tela inteligente muito similar ao que temos em produtos como o Echo Show 8 e o Nest Hub, mas sem a parte de alto-falante grande logo atrás. Essa versão do sistema operacional móvel da empresa sequer chegou para todos e parece que ela quer expandir a ideia para mais do que seu celular.

Telas da Apple não são nada baratas

No caso do iOS 17, o recurso é chamado de StandBy e lá ele exibe de forma constante informações sobre seus compromissos, a hora, temperatura atual, permite receber comandos de voz pela Siri para tocar uma música e tudo isso funciona enquanto o iPhone está plugado no carregador.

StandBy do iOS 17 (Imagem: divulgação/Apple)
StandBy do iOS 17 (Imagem: divulgação/Apple)

Gurman prevê mais ou menos a mesma coisa aparecendo em alguma nova versão ainda não lançada de telas da Apple, como um Apple Pro Display XDR da vida, ou o Studio Display. Por enquanto estes dois monitores são focados no profissional que precisa de muita resolução, fidelidade de cores e ambos não são baratos. No Brasil o primeiro parte de R$ 45 mil e o segundo de R$ 16,6 mil.

A diferença que permitirá este tudo, segundo Gurman, está na inclusão de um chip específico para o baixo consumo de energia deste modo. O curioso é que o Studio Display já traz consigo um componente do iPhone ao ter o A13 Bionic (mesmo SoC do iPhone 11), mas por enquanto ele está lá apenas para melhorar a qualidade da webcam.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!