Pesquisas já estão em andamento e buscam novos meios de prevenir a infecção pelo HIV. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é uma dessas formas e, atualmente, consiste em tomar um comprimido diário ou uma injeção, que protegem o organismo contra o possível contato com o vírus. No entanto, uma nova abordagem quer tornar a prevenção ainda mais simples: um implante recarregável que protegeria o paciente por 20 meses.

Prevenção contra HIV

Enfermeira carregando dose de vacina em agulha de injeção
Atualmente, as únicas duas formas de prevenção contra o HIV são as pílulas e a injeção (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Testes para o implante

HIV
Implante quer facilitar a vida de pessoas que não se acostumam com o sistema de medicação diário (Imagem: PENpics Studio/Shutterstock)

Próximos passos na prevenção do HIV

Agora, os próximos passos da pesquisa consistem em determinar se o implante é eficaz nas diferentes vias de infecção pelo HIV e em diferentes pessoas, como usuários de drogas injetáveis.

No entanto, o sucesso em macacos não garante que a descoberta também vale para os humanos. Segundo Grattoni, ele e sua equipe estão se preparando para iniciar essa nova fase dos testes.

Se tudo correr bem, ele estima que os implantes podem estar disponíveis em cinco anos.

Com informações de Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!