Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Campus de Araruna da Universidade Estadual da Paraíba. Confiram:

Sombra da Terra e Cinturão de Vênus

[ Créditos: Soumyadeep Mukherjee ]

Lerânia Barbosa de Sousa, de 22 anos e no 8° período de Física, escolheu essa imagem que mostra a sombra da Terra com a Cordilheira do Himalaia ao fundo. Em dias de céu limpo, logo após o pôr do Sol e pouco antes do alvorecer, observadores atentos poderão notar essa mancha escura próxima ao horizonte oposto ao Sol. Essa é a projeção da Sombra da Terra nos gases e na poeira da nossa atmosfera. Pouco acima, numa tonalidade mais avermelhada, está o chamado “Cinturão de Vênus”, que é gerada pela retrodifusão da luz avermelhada ao nascer ou pôr do Sol.

Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/2306/BeltofEverest_Mukherjee_4000.jpg

Nebulosa do Gato Sorridente

[ Créditos: ESO/VPHAS+ team ]

José Venicius Gomes Pinheiro, de 21 anos e também estudante do 5° período de Física, escolheu esse curioso registro da nebulosa SH2-284 que, se olharmos com atenção, lembra a imagem de um gato sorridente. SH2-284 é uma vasta região de gás e poeira a cerca de 150 anos-luz de distância na direção da Constelação do Unicórnio. Os gases e a poeira comprimidos pela própria gravidade e pelos ventos estelares de estrelas próximas, geram pequenos casulos, onde se formam novas estrelas e sistemas estelares. Regiões ricas em matéria como esta nebulosa são verdadeiros berçários estelares, onde as forças do nosso Universo agem para criar novos sóis, novos mundos e, quem sabe, novas formas de vida. 

Original em:https://cdn.eso.org/images/large/eso2309a.jpg 

Quem escolheu

Tanto a Lerânia quanto o Venicius estão envolvidos nas ações do GRACO, o Grupo de Gravitação e Cosmologia (GRACO), ligado ao Departamento de Física do Campus de Araruna da UEPB, que é voltado ao estudo teórico, com o auxílio de dados observacionais, das teorias de Gravitação e Cosmologia. Além disso, o GRACO desenvolve ações de divulgação da Ciência voltadas para a comunidade e este ano, realizou a Primeira Olimpíada Araruense de Astronomia, que contou com a participação de 191 estudantes de 7 escolas da região.

[ Fotos do dia da aplicação da prova e da premiação da Primeira Olimpíada Araruense de Astronomia – Imagem: GRACO ]