Para proteger o acesso às suas contas, a forma mais segura é a autenticação em dois fatores. Mas o que acontece se você troca de celular, ou pior, o perde?

Antigamente, era muito difícil recuperar os códigos de verificação do Google Authenticator sem o celular antigo, pois o aplicativo exigia um QR Code gerado no aparelho anterior, dificultando a transferência caso o smartphone antigo tenha sido roubado ou perdido. Mas, as coisas mudaram desde abril de 2023.

Agora, é possível recuperar o Google Authenticator sincronizando os códigos na conta do Google e recuperá-lo quando quiser. Basta você entrar com sua conta Google no Authenticator e pronto, ele já sincroniza automaticamente. O ícone de nuvem verde ao lado da sua foto de perfil indica que ele já está sincronizado. Caso no seu não apareça, tente atualizar o aplicativo.

Veja abaixo o passo a passo de como recuperar seus códigos no Google Authenticator em um celular novo.

Como recuperar o Google Authenticator na nuvem

Google Authenticator
Imagem: Divulgação / Google
  1. Abra o aplicativo do Google Authenticator em seu novo aparelho;
  2. Faça login com a sua conta do Google;
  3. Aguarde pela recuperação automática dos códigos.

Como transferir o Authenticator pelo QR Code

Apesar da sincronização na nuvem ser a forma mais prática, ainda é possível sincronizar a conta a outro celular da forma antiga, por QR Code:

  1. Selecione o ícone que contêm três barras horizontais no canto superior esquerdo da tela;
  2. Toque em “Transferir contas”;
  3. Toque na opção “Exportar Contas”
  4. Selecione as contas que serão transferidas;
  5. Abra o Authenticator no novo aparelho para onde deseja transferi-las;
  6. Escaneie com o novo aparelho o QR Code gerado no aparelho antigo.

Código incorreto no Google Authenticator

Caso o código que o Google Authenticator informou não esteja funcionando, o problema pode ser o fuso horário do aplicativo. Para corrigi-lo, siga o passo a passo a seguir:

  1. Toque no ícone de três barras horizontais no canto superior esquerdo da tela;
  2. Toque em “Configurações”;
  3. Toque em “Correção de horas para códigos”;
  4. Toque em “Sincronizar agora”
  5. Tente utilizar o código novamente.