A semana passada fez o Twitter aparecer muito na imprensa e não de forma positiva (mais uma vez), focando em limites de visualizações e na obrigação de ter uma conta para ver a timeline. Pois bem, Elon Musk deu o motivo para a segunda e para o dono da rede social a restrição de login é temporária e foi instalada para evitar bots.
O que você precisa saber:
Se você quiser ver alguma postagem no Twitter, mesmo que de contas governamentais abertas para todos, precisa estar logado em uma conta criada anteriormente. Esta limitação começou a acontecer a partir da última sexta-feira (30) e por mais restritiva que seja, ela não é rara em redes sociais.
Pois bem, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, comentou sobre os bloqueios para a internet em forma de paywall para sites que obrigam pagamento para ler notícias, as respostas pagas para pesquisa do Google recheadas de spam e até o Reddit limitando seu alcance. O próprio Elon Musk respondeu, da forma peculiar dele:
Várias centenas de organizações (talvez mais) estavam extraindo dados do Twitter de forma extremamente agressiva, ao ponto de afetar a experiência real do usuário. O que devemos fazer para impedir isso? Estou aberto a ideias.
Elon Musk
Elon Musk culpa o data scrapping no Twitter
Este tipo de extração é chamada de data scrapping, que é um acesso das redes sociais por meio de bots criados por startups ou empresas já consolidadas para coletar informações de usuários, geralmente envolvendo algum projeto de inteligência artificial.
Este tipo de acesso tende a crescer cada vez mais, à medida que a inteligência artificial aparece em mais soluções e ela precisa aprender antes de sair respondendo ou criando textos complexos sobre assuntos e pessoas específicas. Em outra postagem, Musk deixou claro que a exigência de login para entrar no Twitter é temporária.
De qualquer forma, não temos informações concretas sobre quão degradada está a experiência do usuário por conta de bots que varrem o Twitter atrás de informações. Pensando nas demissões em massa ocorridas logo quando ele chegou, não acredito que existam muitas pessoas e engenheiros para cuidar da estabilidade dos servidores da rede social.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários