Um novo ciclone extratropical está se formando no Brasil nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a região Sul deve ser a mais afetada pelo fenômeno que deve ocorrer durante o fim de semana.
O ciclone deve acontecer nos dias 7 e 8 de junho, inicialmente com uma frente fria e depois com o ciclone, que deve provocar chuvas fortes, acima dos 100 mm, e vendavais.
Segundo o site de meteorologia, as capitais de Santa Catarina, Florianópolis, e Rio Grande do Sul, Porto Alegre, estão entre os principais alvos.
A intensidade do ciclone ainda não pode ser totalmente conhecida, mas as prévias indicam que teremos 50% da média normal de chuvas para julho em 48 horas nas áreas afetadas. O fenômeno não deve ser tão intenso quanto ao que ocorreu em junho e causou morte e destruição.
Ciclone extratropical
Segundo a MetSul, um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias.
Esse tipo de ciclone não costuma ser formado em regiões tropicais, por isso a nomenclatura. Segundo o site, “os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes se originando na costa do Rio Grande do Sul. Trata-se, assim, de uma posição mais ao Norte que o habitual”.
À medida que o ciclone se intensifica, pode causar mudanças na temperatura, umidade, direção do vento e pressão atmosférica, o que pode levar a condições meteorológicas tempestuosas, como chuva, neve e ventos fortes.
Fonte: Olhar Digital
Comentários