Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Prefeito e Fiscal Tributário estão entre os Douradenses agraciados com a Medalha Águia da Fronteira

04/07/2023 às 12:34
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Departamento de Operações de Fronteira (DOF) celebra 36 anos com homenagem às autoridades civis e militares.

Uma solenidade realizada nesta terça-feira (04) marcou o aniversário de 36 anos do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Durante o evento, as autoridades presentes destacaram a história do Departamento, fundado pelo coronel Adib Massad, e os serviços que são prestados atualmente. Também foram entregues as medalhas “Águia da Fronteira” em reconhecimento.

O DOF atua em mais de 1500 km de fronteira seca, nas divisas entre Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia. O coronel Everton Antônio Rozeni, diretor do DOF, enfatizou que as ações abrangem não apenas áreas terrestres, mas também fluviais, visando o combate ao narcotráfico e a crimes locais, como roubo de veículos, recuperação de veículos e captura de foragidos, entre outros.

Rozeni ressaltou que, em 2022, foram apreendidas cerca de 140 toneladas de entorpecentes na região. Ele destacou a importância do suporte tecnológico para as equipes, especialmente no que diz respeito à inteligência.

“Temos tecnologia, uma nova base, o serviço de inteligência sendo intensificado. O Governo do Estado, por meio de viaturas, aeronaves, armamentos e equipamentos, tem nos fornecido um apoio muito bom, o que reflete no trabalho dos policiais”, afirmou.

Carlos Videira, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, ressaltou que o DOF é atualmente um modelo para as forças de segurança pública, relembrando seu fundador, Adib Massad. Ele também mencionou sua própria participação na instituição.

“É uma história escrita por muitos atores, e aqui temos um ícone, o coronel Adib Massad, que empresta seu nome para esta sede, uma das mais modernas do país. O Departamento tem uma importância muito grande para mim, especialmente como secretário de justiça e segurança pública. Dos 33 anos de atuação na segurança pública, passei 17 anos e meio aqui. Ter hoje uma sede à altura do trabalho prestado pelo Departamento, não apenas para o Mato Grosso do Sul, mas para o país, é muito importante. Além disso, ter equipamentos de última geração, armamentos de ponta e um helicóptero para apoiar a região de fronteira e parte da divisa, tem um significado especial”, enfatizou.

Dentre os homenageados com a medalha “Águia da Fronteira” estavam os douradenses prefeito Alan Guedes e também o Fiscal Tributário Estadual João Henriques Rodrigues Andreus.

O prefeito agradeceu a honraria. “Estou muito feliz e honrado com a homenagem concedida pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, pelos serviços prestados ao DOF ao longo do tempo. Não apenas como prefeito, mas também como vereador, trabalhamos muito para que essa área onde funciona a nova sede fosse doada, na época em que eu era presidente da Câmara de Vereadores. Então, é muito gratificante, estou feliz”, disse Alan Guedes.

Já o fiscal tributário João Henrique, coordenador da Fiscalização Movel do ICMS na região de Dourados e colaborador do DOF principalmente em seus cursos disse:

“Gratidão é um sentimento que somente os nobres podem expressar. Tenho profunda admiração a essa unidade de segurança pública que é referência no Brasil e agradeço a indicação e a homologação dessa comenda tão importante que é a medalha aguia da fronteira.” Conclui o Fiscal Joao Henrique.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias