A Volkswagen comemorou nesta semana seus 70 anos e, na surdina, lançou seu primeiro carro totalmente elétrico no Brasil: o ID.4. O curioso é que ele está dentro do preço médio para o segmento de veículos que abandonaram a gasolina, mas você não poderá comprar o veículo oficialmente no país.
O que você precisa saber:
O ID.4 é um dos primeiros carros elétricos lançados pela Volkswagen no mundo e estreia este tipo de veículo no Brasil, onde o mais próximo foi o Golf GTE híbrido de 2019. Olhando para o lançamento, em nosso país teremos a versão Pro do carro elétrico que já está disponível em outros mercados.

O ID.4 Pro chega ao Brasil com basicamente o mesmo conjunto apresentado lá fora e isso significa motor com tração traseira de 204 cavalos e 31,6 kgfm de torque, alimentado por conjunto de baterias com 77 kW com capacidade para até 520 quilômetros com apenas uma carga em ciclo urbano, junto de curtas viagens em estrada.
O carregamento pode ser feito com o plugue Tipo 2 com 7,2 ou 11 kW, mas também nos eletropostos com carga rápida de até 150 kW e neste cenário o carro precisa de 40 minutos para chegar até 80%.
ID.4 tem nível 2 de carro autônomo
O carro pode ser configurado nas cores azul e cinza, as duas com o teto de outra tonalidade e com visual de SUV. Os faróis contam com tecnologia IQ.Light Matrix e a luz diurna liga os dois lados das lâmpadas, tudo em LED.

Já por dentro, o painel de instrumentos é feito em uma pequena tela de 5,3 polegadas e nada mais, entregando o básico sobre a direção. Este é mais ou menos o mesmo uso nos carros elétricos da BYD, mas por aqui a central multimídia não é gigantesca e nem gira, contendo 10 polegadas e possibilidade de espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fios.
Ao todo são quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado com três zonas independentes, sete airbags, piloto automático adaptativo, freio automático de emergência, assistente para manutenção em faixa da estrada e essa tecnologia beira o carro autônomo – você não precisa acelerar, frear e nem segurar a direção para o carro seguir o caminho pintado pelas faixas.
Além disso, o carro pode guardar cinco trajetos diários e começar ele sozinho, terminando com o estacionamento feito inteiramente pelo ID.4. O porta-malas tem 543 litros, existe câmera em todos os cantos e sistema de isolamento acústico até nos vidros.

Não dá pra comprar o carro aqui
Se você ficou animado, saiba que é impossível comprar o ID.4 no Brasil. Por aqui a Volkswagen lançou o carro elétrico exclusivamente em modelo de assinatura, que dura até 24 meses. As mensalidades são de R$ 9.990 e incluem o uso do veículo, manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
Existe possibilidade de ter o ID.4 blindado diretamente pela Volkswagen e de receber um wallbox de 7,4 kW em casa.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários