Leonardo Fernández foi anunciado na terça-feira como novo reforço do Fluminense. Apesar de ter vivido a melhor temporada no futebol mexicano, o jogador vinha perdendo espaço no Toluca e chega nas Laranjeiras para voltar a se sentir importante em um projeto que mira títulos importantes.
Fernández despontou como promessa no futebol uruguaio em 2015, sendo reserva de Fede Fernández no Sul-Americano sub-20. Revelado pelo Fénix, estreou no profissional com 17 anos e viveu duas temporadas de dez gols ou mais antes de ser vendido ao Tigres, do México.
Antes de defender a equipe, foi emprestado duas vezes. No Chile, defendeu a Universidad, somando três assistências e dois gols em nove jogos. Em seguida, foi cedido ao Toluca. Foi a sensação do Campeonato Mexicano em 2020, até a parada por conta da pandemia. Somou oito gols e duas assistências em 14 jogos, sendo eleito o jogador do mês em janeiro.
Em julho de 2020, Fernández, enfim, estreou pelo Tigres após os empréstimos. A temporada, entretanto, foi muito abaixo do esperado. De 22 jogos, apenas 11 foram como titular. A sequência em 2021 tampouco convenceu, e o uruguaio voltou ao Toluca.
Leonardo reencontrou o bom futebol nos Diablos Rojos, sendo protagonista apesar da má campanha do Toluca, que terminou o Clausura entre os quatro últimos, mesmo com os sete gols e três assistências do uruguaio.
A última temporada foi a de mais participação em gols de Fernández na carreira, com 10 gols e 12 assistências (o máximo haviam sido 16 participações pelo Fénix, ainda no Uruguai). O Toluca foi vice-campeão do Apertura, e caiu nas quartas do Clausura. Em 2023, porém, o meia perdeu espaço no time e ouviu da diretoria que não seguiria nos planos para a próxima temporada.
Meia que atua mais aberto pelo lado direito, Leonardo Fernández tem como característica principal os chutes de média e longa distância. Camisa 10 criativo, chega nas Laranjeiras para ser uma das referências também nas bolas paradas. Com características diferentes as de PH Ganso, principal referência técnica do time, Fernández dará mais repertório a Fernando Diniz, e profundidade ao elenco. Aos 24 anos, tenta, também, recuperar o protagonismo que já teve em alguns momentos, entre altos e baixos no futebol mexicano.
Fonte: Ogol
Comentários