Os garimpos ilegais podem trazer sérios problemas socioambientais e a discussão a respeito desses efeitos tem ganhado força nos últimos anos, especialmente no Brasil. Mas e se o garimpo ocorrer no fundo do mar ou do oceano?

Leia mais

Os oceanos e mares são ricos em uma imensa biodiversidade marinha e também oferecem uma grande diversidade de minerais em suas profundezas. Atualmente, a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, organização internacional estabelecida de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza contratos de exploração comerciais. Mas os riscos da prática para a vida marinha são enormes.

Empresas, em sua maioria, chinesas e japonesas, estão desenvolvendo os projetos para coletar nódulos polimetálicos com bombas hidráulicas, sistema de mangueiras que levam os materiais extraídos para embarcações ou plataformas na superfície. Luigi Jovane, professor associado do Instituto Oceanográfico da USP, destaca que esses processos ainda são muito caros e complexos:

“Algumas empresas construíram alguns equipamentos e tiveram projeto de pesquisa para estudar técnicas de exploração, mas novas máquinas estão ainda sendo desenvolvidas para otimizar a eficiência e minimizar os impactos causados por plumas em mobilização de sedimento no fundo do mar, que são os maiores riscos. Veículos submarinos operados remotamente podem ser utilizados para localizar os principais locais de extração e coleta no fundo do mar”.

Exploração depende da tecnologia

Impactos sobre a vida marinha

Com informações do Jornal da USP.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!