Disponível para diferentes tipos de navegadores de internet, como o Google Chrome, Safari, Firefox e Opera, o AdBlock é um plugin que realiza o bloqueio de anúncios. A seguir, o Olhar Digital explicará tudo sobre esse programa.

O que é AdBlock?

AdBlock é um dos mais famosos bloqueadores de anúncios. A ferramenta possui mais de 65 milhões de usuários, além das extensões populares do Chrome, que somam mais de 350 milhões de downloads.

Entre os seus recursos estão: bloquear rastreadores e melhorar a proteção de sua privacidade, permitir com que você navegue em segurança realizando o bloqueio de anúncios maliciosos com malwares, fraudes, miradores de criptomoedas e muitos outros.

Como funciona?

Assim como diversos outros bloqueadores de anúncios, o AdBlock funciona por meio da utilização de listas de filtros, com uma série de regras, que são as responsáveis por informar ao navegador quais são os itens que devem ser bloqueados.

Ao baixar o AdBlock, ele utiliza uma lista chamada de EasyList, para bloquear os conteúdos na internet. Além disso, você pode se inscrever em outras listas que preferir.

De forma bem prática, quando você abre alguma página na internet, o AdBlock realiza a comparação das solicitações do endereço da web com a lista de filtros do programa. Caso algo coincida, será bloqueado e assim, o anúncio não vai aparecer.

Anti-AdBlock

Quem utiliza o AdBlock corre o risco de não conseguir ver os conteúdo quando acessar alguns sites, pois há um sistema que detecta que a pessoa tem o programa instalado. Quando isso acontece, ao invés de aparecer as informações que você deseja ver, são exibidas mensagens nas quais há o pedido para que o visitante desative o AdBlock. Somente assim será possível ver o que deseja.

Há também as páginas que tentam mudar o código da publicidade para driblar o AdBlock e outros bloqueadores.

Anúncios aceitáveis

Apesar de o AdBlock ter pontos positivos, como garantir a segurança do usuário, principalmente protegendo os dados dele, a publicidade é algo importante para manter o funcionamento de portais e sites, pois gera dinheiro e garante o custeio da produção e manutenção de infraestrutura.

Por isso, há os chamados “Anúncios Aceitáveis”, no qual a ferramenta permite que o usuário selecione os sites específicos nos quais desejam visualizar anúncios.

Os anunciantes e editores que tenham interesse em aderir ao critério, podem realizar a solicitação para que o site seja adicionado à lista de forma gratuita. No entanto, as grandes empresas, com mais de 10 milhões de impressões de anúncios, são obrigadas a pagar uma taxa mensal de financiamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!