Governo do Estado firma acordo com Governo Regional de Tarapacá para impulsionar Rota Bioceânica
O governador Eduardo Riedel assina acordo com governador regional de Tarapacá para fortalecer relações institucionais e econômicas com foco na Rota Bioceânica. A parceria tem como objetivo impulsionar oportunidades de desenvolvimento e estreitar os laços entre Mato Grosso do Sul e o Chile.
Tarapacá busca melhorar a competitividade e eficiência logística do comércio internacional, aproveitando sua localização estratégica no Pacífico para reduzir o tempo de transporte de produtos destinados à Ásia. O Estado chileno estabelecerá um escritório em Campo Grande para receber autoridades e empresários da região.
O acordo inclui compromissos para promover atividades produtivas, investimentos e arranjos produtivos cooperativos, além de fomentar a colaboração com universidades e centros de pesquisa. A parceria visa otimizar os benefícios do corredor que conectará o Centro-Oeste do Brasil aos portos do Pacífico, impulsionando o desenvolvimento e a integração regional.
A Rota Bioceânica, prevista para operar em 2025, é um eixo logístico estratégico na América do Sul, com Mato Grosso do Sul desempenhando um papel central nessa conexão entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O acordo tem vigência inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses, e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.
O governador de Tarapacá convida Eduardo Riedel para participar do IV Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, em novembro de 2023, em Iquique.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Comentários