Um documentário lançado pela BBC no ano passado capturou um incidente que ocorreu durante uma expedição da OceanGate aos destroços do Titanic. Durante as filmagens de Take Me To Titanic (Me Leve até o Titanic), os passageiros do submersível Titan ficaram presos girando no fundo do oceano devido a uma falha nos propulsores.
O incidente aconteceu a uma profundidade de quase 3.962,4 metros abaixo da superfície do oceano Atlântico, onde o navio naufragou em 1912. Enquanto se dirigiam ao local dos destroços, o submarino enfrentou problemas e começou a girar descontroladamente.
Enquanto os ocupantes aguardavam uma solução, o CEO da OceanGate, Stockton Rush, tentava resolver a situação a bordo do navio-mãe, o Polar Prince. O piloto teve que reprogramar o controle do submarino, semelhante a um joystick de videogame, para recuperar o controle da embarcação.
No documentário, é possível ver os passageiros finalmente alcançando o local dos destroços do Titanic, pelo qual pagaram R$ 1,2 milhão para visitar.
Durante o incidente, um dos técnicos da OceanGate relatou: “Eu escutei o Scott dizendo: ‘Oh, não. Estamos com um problema’”. Uma passageira também compartilhou sua preocupação, afirmando: “Comecei a pensar que não íamos conseguir. Não estamos conseguindo ir a lugar nenhum, além de ficar rodando em círculos”.
É possível ver trechos em que a falha é abordada no trailer abaixo publicado pela BBC:
O documentário Take Me To Titanic, da BBC Select, não está disponível no Brasil.
Destino trágico do Titan
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários