Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Fiat Panda, pai do Uno, ganhará versão elétrica em 2024 com baterias...

Fiat Panda, pai do Uno, ganhará versão elétrica em 2024 com baterias da BYD

Fiat Centoventi, conceito que pode ser o novo Panda (Imagem: divulgação/Stellantis)

O Fiat Panda, carro base utilizado para o nosso Uno, receberá a primeira versão eletrificada no ano que vem. Aparentemente o veículo compacto da montadora italiana terá versão completamente elétrica e outra com motorização híbrida, prontas para o lançamento acontecer no aniversário de 125 anos da companhia.

O que você precisa saber:

Se você tem boas lembranças, ou apenas memórias neutras sobre o Fiat Uno, agradeça ao Panda. Ele é o modelo italiano responsável pelo carro quadrado que ficou famoso no Brasil, especialmente quando ele vem acompanhado de uma escada presa ao teto do veículo

Pois bem, o Panda anda meio sumido, mas a próxima geração dele será lançada no dia 24 de julho do ano que vem. Esta data também é a comemoração dos 125 anos da Fiat na Itália, atualmente fazendo parte do grupo Stellantis. A informação vem de Olivier Francois, CEO da marca, em entrevista ao site britânico Autocar.

Fiat Centoventi, conceito que pode ser o novo Panda (Imagem: divulgação/Stellantis)
Fiat Centoventi, conceito que pode ser o novo Panda (Imagem: divulgação/Stellantis)

Ainda não existem muitos detalhes sobre o que esperar deste carro, além de uma versão completamente elétrica exibida justamente em um conceito com cara de Panda, ou Uno, e nome de Centoventi.

Conceito da Fiat tem upgrade de bateria

Como acontece em todo veículo ainda no mundo conceitual, certamente o novo Panda não trará toda sas linhas e detalhes mostrados no Centoventi, principalmente para o cogitado modelo híbrido que precisa de entradas de ar mais generosas na parte frontal para resfriar o motor que ainda não adotou eletricidade como combustível.

O Centoventi foi apresentado originalmente em 2019 no Salão de Genebra, na Suíça, e lá ele tinha baterias em sistema modular feito pela chinesa BYD e plataforma CMP do Peugeot 208. Durante a apresentação, o veículo foi proposto com um ou até cinco conjuntos de células, permitindo autonomia entre 100 e 500 quilômetros com apenas uma carga.

Um grande diferencial do conceito italiano é a possibilidade do usuário comprar mais baterias durante o uso do carro. Então ele poderia começar com um conjunto para 100 quilômetros de autonomia e, depois de algum tempo, multiplicar o número para até o máximo de 500 km, em múltiplos de 100.

Com informações: Motor1.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários