A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (6) que vai testar veículos autônomos nos EUA. O primeiro modelo escolhido foi o ID.Buzz – também conhecido por aqui como a Kombi elétrica.

A nova frota composta por 10 micro-ônibus começa a rodar ainda este mês em estradas públicas de Austin, no Texas.

Como é o ID.Buzz autônomo

Imagem: Reprodução/Volkswagen

O plano é testar os veículos em Austin e mais quatro cidades americanas nos próximos três anos. A Meta é lançar um serviço próprio de robotáxi em 2026. Como parte desse plano, a VW está criando uma nova subsidiária – a Volkswagen ADMT – com escritórios em Austin e Belmont, na Califórnia. 

O ID.Buzz autônomo também será vendido para “outras empresas líderes no espaço de mobilidade e transporte”, disse a empresa.

O anúncio ocorre meses após a VW e a Ford desistirem de investir na Argo AI. A startup especializada em direção autônoma planejava lançar serviços de robotáxi nos EUA e Europa, mas acabou falindo sem o apoio das montadoras. Agora, a montadora está criando seu próprio hardware e software em parceria com a Mobileye. 

A Kombi elétrica autônoma também será testada na Alemanha. A VW planeja lançar serviços de robotáxi e entrega comercial em 2025 na sua terra natal.

ID.Buzz chega ao Brasil para comemorar 70 anos da VW

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (3), a Volkswagen oficializou o lançamento da ID.Buzz – sua van elétrica inspirada na clássica Kombi – no Brasil, para comemorar seus 70 anos no País. Contudo, serão somente 70 unidades a serem vendidas.

Clique aqui e saiba mais!

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!