Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESQuem é o adolescente turco lapidado por portugueses ex-Fla que virou aposta...

Quem é o adolescente turco lapidado por portugueses ex-Fla que virou aposta do Real

spot_img

Um adolescente turco virou um dos principais assuntos do dia no mundo do futebol. Arda Güler, de apenas 18 anos, foi anunciado como reforço do Real Madrid. Foram 51 jogos como profissional na Turquia até a mudança para a capital espanhola. Uma ascensão meteórica de um jovem que já foi comparado a Lionel Messi. 

Deixaremos de lado, aqui, as comparações com Messi, mesmo que sejam por meras características específicas que geram alguma semelhança entre ambos (Arda é, também, canhoto, de estatura baixa e muito habilidoso com a bola nos pés). Focaremos em Arda. 

Nascido em Altindag, município de Ancara, Arda começou a jogar nas categorias de base do Genclerbirligi. Lá, chamou a atenção dos scouts do Fenerbahçe. 

“A bola era como um de seus instrumentos. Ele era muito confortável com ela. Era o mais importante sobre o jogo dele”, explicou Erol Tokgozler, primeiro treinador de Arda no Genclerbirligi, ao The Athletic

Era claro, desde que o jogador chegou na base do Fenerbahçe, que se tratava de um prodígio. Poucos meses depois de completar 16 anos, Güler estreou profissionalmente pela equipe de Istambul, em jogo contra o HJK, pela Liga Europa. O técnico, na época, era o ex-Flamengo Vitor Pereira. 

“Quando cheguei ao Fenerbahçe, quis ver os jovens jogadores na primeira sessão de treino. O Arda tinha 16 anos. Quando o vi, notei imediatamente a sua maturidade, o seu talento, a sua autoconfiança e o que fazia com a bola. Era diferente dos outros e percebi que ia ser um jogador de equipe principal. É um menino fantástico. Desde a primeira vez que o vi, nunca duvidei do seu potencial”, disse Vitor Pereira, em entrevista ao jornal turco Fanatik.

Na segunda partida como profissional, Arda já deu uma assistência, contra o Antalyaspor, pelo Campeonato Turco. Mesmo sem grande minutagem, o jovem aproveitava bem as chances que tinha. Contra o Alanyaspor, marcou o primeiro gol e deu outra assistência, atuando apenas 20 minutos. O gol o tornou o mais jovem a marcar pelo Fener. 

🟡🔵 17-year-old Arda Güler with the world at his feet…@Fenerbahce || #UEL pic.twitter.com/7QSSfHA9p5

Na segunda temporada como profissional, recebeu como herança a camisa 10 de Mesut Ozil, ganhou mais espaço com Jorge Jesus, outro técnico ex-Fla, e encantou a Turquia. A facilidade para driblar em espaço curto, a imprevisibilidade que deixa qualquer zagueiro confuso, a qualidade na condução da bola e a precisão no último passe chamaram a atenção, deliciando os torcedores locais. Ver seus vídeos na internet é ter a certeza que a mágica existe. 

Güler ganhou, de fato, mais espaço com Jesus de janeiro para cá. Já era tarde para o Fenerbahçe se recuperar na Liga Turca, mas tempo o suficiente para conquistar a Copa da Turquia. Na final, contra o Basaksehir, Arda deu a assistência para Batshuayi abrir o placar. 

Ao fim da temporada, era claro o clamor na Turquia: Arda, a grande promessa do futebol local em muito tempo, teria de seguir no Fenerbahçe. O bilionário dono do clube, Ali Koç, chamou o adolescente para passar férias em seu iate. Tentou convencê-lo a seguir no futebol turco, mas a promessa de uma carreira no Real Madrid o chamou mais a atenção. 

O promissor início no futebol na Turquia, com 51 jogos, 9 gols e 12 assistências como profissional, deixou um gostinho na boca do torcedor do Real Madrid. O futuro do clube, que já tem no gatilho Endrick e no elenco jovens promissores como Bellingham, Camavinga, Rodrygo e Vinícius (todos sub-22), parece muito bem traçado. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img