A Apple é uma empresa que, até o momento, não investiu em dispositivos com telas dobráveis. Mas isso pode mudar em breve, e não com um smartphone, e sim um MacBook.

De acordo com o jornal coreano Business Korea, um dos próximos MacBooks pode ser também o primeiro dispositivo dobrável da Apple. Ele deve demorar alguns anos até chegar ao mercado, mas a empresa já conversa com potenciais fornecedores do display flexível a ser usado no dispositivo.

A Apple apresentaria oficialmente o MacBook dobrável em 2025, com o lançamento para os consumidores atualmente previsto para 2026 — ou seja, ainda falta bastante tempo.

MacBook Air com Apple M2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
MacBook Air com Apple M2 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Indústria aposta em notebooks dobráveis pros próximos anos

Apesar do mercado de dobráveis ainda não ser muito grande e estar basicamente restrito a smartphones, a tendência é que outros aparelhos passem a adotar displays flexíveis nos próximos anos.

As possíveis fornecedoras desse tipo de componente devem ser Samsung e LG — que já fabricam as telas flexíveis para smartphones, mas planejam desenvolver e produzir telas OLED dobráveis também para notebooks.

Ter a Apple e seus MacBooks como cliente seria extremamente benéfico para as empresas coreanas, já que é esperado que, a partir do momento em que a Apple passar a investir em dobráveis, a indústria como um todo passe a dar mais atenção para essas tecnologias.

Para fornecedores de telas dobráveis, a ideia de notebooks do tipo é bastante atrativa, já que as margens de lucro são maiores nesse segmento do que nas telas para smartphones.

No entanto, é bom lembrar que a Apple não será a primeira a investir em notebooks dobráveis: a Asus já lançou o ZenBook 17 Fold OLED com display flexível, permitindo o uso do dispositivo tanto no formato convencional de notebook quanto como um tablet ou até mesmo um livro.

Via GSM Arena