Geralmente, associamos Elon Musk e a Tesla ao mercado de veículos elétricos. Mas, com a ascensão da BYD, que já é a maior produtora de EVs do planeta e que vai implantar fábrica na Bahia, um novo magnata emerge.

Ele é Wang Chuanfu, 57 anos, comumente associado ao bilionário australiano. Porém, Stella Li, vice-presidente global da BYD, disse em entrevistas anteriores que o consideram mais “mistura de Jack Welch e Thomas Edison”.

Welch e Edison?

Jack Welch foi um dos grandes nomes de liderança e gestão de todo o planeta, tendo atuado mais de 20 anos como CEO da centenária GE (General Electric), enquanto Thomas Edison foi empresário e inventor, tendo criado a lâmpada incandescente.

E Wang Chuanfu?

Conforme laptops e celulares a lítio viraram algo comum em nossas vidas no fim dos anos 1990, os baixos custos e métodos de produções ágeis fizeram com que a BYD e outras empresas da China acabassem com os japoneses.

Já no começo dos anos 2000, as baterias da BYD já estavam em equipamentos da Nokia, Black & Decker, Dell e o Motorola Razr, inclusive.

Enquanto a Tesla começava a ficar famosa, a BYD se dedicava a eletrificar veículos mais chiques e trabalhando no fornecimento de painéis solares e outros. As coisas começaram a mudar em 2002, quando a empresa abriu capital em Hong Kong e, em 2003, comprou participação majoritária na Xi’an Qinchuan Auto, então uma montadora estatal problemática.

Mudando de área

Ao anunciar a mudança de sua área para a produção para carros elétricos, a BYD teve queda de 80% em suas ações. Mesmo assim, Chuanfu insistiu na mudança. Ele afirma que está muito menos preocupado com seu sucesso pessoal.

Isso [sucesso pessoal] é muito menos importante. O impulso para mim é criar nova indústria.

Wang Chuanfu

Seu objetivo é tornar a BYD a principal facilitadora mundial de mobilidade elétrica, sendo uma espécie de Exxon Mobil ou a GM, mas na “era dos gigawatts”.

Com informações de UOL