Nem a inesperada saída de Luís Castro interrompeu a série positiva do Botafogo no Brasileirão. Dono da melhor campanha dos pontos corridos, ao lado do Corinthians de 2017, o Alvinegro é também responsável pela maior vantagem de um líder nesta fase, ao fim de 14 jogos.
Os números são surpreendentes. 12 vitórias, duas derrotas e nenhum empate, com 36 pontos em 14 rodadas. O Corinthians de 2017 somou os mesmos 36 pontos nesta altura, mas com uma vitória a menos. O time paulista terminou campeão brasileiro, e por antecipação.
Caso ainda exista alguém descrente na capacidade do Botafogo em seguir no topo, os números são mais um argumento para os convencer do contrário. A vantagem alvinegra é a maior da história dos pontos corridos nessa altura, com dez pontos à frente. O Corinthians tinha oito. A terceira maior vantagem foi em 2010, de quatro pontos, do Fluminense, que também terminou campeão.
Mesmo vantagens menores, de três pontos, foram praticamente definitivas: São Paulo, em 2006; Santos, em 2019; e Palmeiras, em 2022. Deste trio, apenas o Peixe não se sustentou até o fim no topo. Mas a vantagem do Botafogo é superior, e sem indícios de queda de rendimento até o momento.
Em um Brasileirão dos mais duros dos últimos tempos, não há jogo fácil. Ao menos na teoria. Na prática, o Botafogo tem sobrado nos confrontos diretos contra os principais candidatos ao título.
Dos dez primeiros colocados, o Botafogo já enfrentou sete neste primeiro turno – Red Bull Bragantino, Internacional e Cruzeiro são os que faltam. Venceu todos, incluindo Palmeiras e Flamengo, os últimos campeões e apontados como favoritos no início da disputa.
O fator casa também tem sido fundamental para o Botafogo. O clube tem 100% de aproveitamento em casa. As duas derrotas até aqui foram contra Goiás e Athletico Paranaense, ambas como visitante.
Fonte: Ogol
Comentários