A Microsoft começou a caminhar para finalmente permitir que você utilize aplicativos do Android no Windows 11, nativamente. A novidade vem em forma de atualização para a Amazon Appstore que roda no sistema operacional dos computadores, agora de portas abertas para qualquer desenvolvedor e seus programas para celular ou tablet.

Leia mais:

O que você precisa saber:

No mês passado comemoramos dois anos da promessa da Microsoft sobre aplicativos Android rodando no Windows 11 de forma nativa, mas ainda não temos a possibilidade de abrir a loja Microsoft Store e selecionar o Instagram ou TikTok para download. Agora, parece que a coisa está finalmente andando.

Para rodar apps do Android dentro do Windows 11, a Microsoft criou um sistema capaz de reconhecer corretamente os arquivos do programa, chamado de Windows Subsystem for Android (WSA), focando em como eles estão disponíveis agora dentro da Amazon Appstore. Ela é uma loja alternativa para a Play Store dos celulares e tablets com este sistema operacional.

Amazon Appstore leva apps Android para o Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Amazon Appstore leva apps Android para o Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)

Amazon ajuda no port dos apps Android

Disponível em fase de testes desde fevereiro do ano passado, agora qualquer desenvolvedor com seu aplicativo ou jogo para Android pode submeter o programa para que ele esteja disponível também no Windows 11.

A plataforma de apps Android para Windows 11 envolve testes que exigem um mínimo de hardware presente no PC do desenvolvedor, com os requisitos abaixo:

Outra recomendação é a alteração de linhas de código para permitir o controle do aplicativo com teclado e mouse, facilitado por um kit de desenvolvimento chamado Amazon Input SDK. Ele inclui uma camada superior pela interface do programa, para diminuir o tempo necessário para criar até mesmo um tutorial para o usuário.

Ainda não existe previsão para que todos os apps Android, ou parte deles, estejam disponíveis para os usuários do Windows 11. Por enquanto o acesso está restrito aos desenvolvedores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!