Seus valores podem subir por uma febre na internet, por uma piada de uma celebridade, por um comentário de uma personalidade influente no mercado, ou por anúncios e patrocínios. Imprevisível, não é mesmo? Mas por que será que as memecoins se tornaram famosas?

Investidores conhecidos como, Elo Musk e Mark Cuban apostaram nesse “divertido ativo”, mas qual será a história por trás dessas moedas-meme? Quais repercutiram mais no mercado das cripto? Separamos neste artigo as 5 memecoins mais famosas para você conhecer. Confira!

Memecoins: como surgiram?

Divertidas, a maioria das memecoins que hoje existem surgiram a partir de piadas e memes, como o próprio nome já diz, na internet. Dessa forma, têm prazo de validade, no entanto, algumas deram muito certo e se tornaram criptomoedas de sucesso.

Uma delas foi a DOGE, que alcançou a marca de uma das moedas mais valiosas no mercado entre 2021 e 2022. Porém a criação ou surgimento das memecoins famosas veio de várias vertentes, como: fóruns virtuais, blockchains específicas, jogos NFTs, entre outras.

E pasmem! É muito comum, que os dados de quem as criou nem cheguem a ser divulgados na maioria das vezes, o que torna o investimento nelas ainda mais arriscado. Mas quais são as 5 moedas meme mais conhecidas? Conheça a seguir.

Dogecoin (DOGE)

Fundo azul escuro e moeda Dogecoin em primeiro plano
Imagem Shutterstock

A primeira memecoin do mundo foi a Dogecoin, criada em 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer, foi inspirada no meme Doge (cachorro da raça Shiba Inu de origem japonesa). Essa cripto ganhou ainda mais adesão após a influência do seu grande investidor, Elon Musk.

No ano de 2021 sua performance no mercado de capital passou de 91 bilhões de dólares, e o que é de se admirar, já que essa criptomoeda é apenas utilizada como investimento especulativo.

No entanto, já em 2022 a sua credibilidade ganhou mais força, quando a Dogecoin passou a ser aceita como meio de pagamento em alguns estabelecimentos ao redor do mundo. Além disso, possui banco de dados e software próprio, tornando-se uma criptomoeda independente e já está entre as principais exchanges internacionais.

Shiba Inu

Teclado de computador de fundo e sobre ele uma moeda Shiba Iunu
Imagem Shutterstock

Ainda no universo do cachorro de raça japonesa, surgiu a segunda memecoin famosa, a Shiba Inu, fundada em agosto de 2020. A Shiba Inu é uma criptomoeda da rede Ethereum, e quando surgiu já ficou conhecida por uma espécie de rival da Doge, sendo chamada de “Dogecoin Killer”, ou assassina da Dogecoin.

Tudo isso diverte muito os fãs por sinal, a moeda chegou até a clonar o logotipo do cachorro da raça Shiba Inu para provocar, mas de forma estilizada.

Um fato interessante é que a moeda meme SHIBA tem um fornecimento limitado de 1 quatrilhão de tokens, sendo que 50% deles foram queimados ou doados para instituições de caridade. A Shiba Inu também está entre as principais exchanges internacionais e já atingiu o valor de mercado de 52 bilhões de dólares em outubro de 2022.

Dogelon Mars (ELON)

Ícone da moeda  Dogelon Mars em destaque
Imagem Divulgação Dogelon Mars

Uma homenagem ao bilionário Elon Musk, a nossa terceira memecoin famosa, foi criada em abril de 2021. Seu universo gira em torno da história de Elon Musk, o planeta Marte, destino da SpaceX, e Dogecoin. Como deu para notar o nome se deu por um trocadilho com a DOGE e a brincadeira com próprio do sonho do empresário em se mudar para Marte.

A cripto tem uma meta ousada de ser uma espécie de moeda intergalática, o que não passa de uma brincadeira, por enquanto. A Dogelon mars atingiu um alto valor de negociações em outubro de 2021, quando passou a valer 1,4 bilhões de dólares.

Conheça algumas de suas principais características:
• Criptoativo da rede Ethereum no formato ERC-20;
• Está listada em 5 exchanges;
• Negocia cerca de 650 milhões de dólares por mês.

Vira-Lata Finance (REAU)

Desenho de um cachorro de terno em outdoor
Imagem Divulgação Vira-lata Finance

Luz na passarela pessoal, porque essa memecoin vem de nossas terras tupiniquins. Sim! A Vira-Lata Finance, mas conhecida como REAU é brasileira. Com todo charme o nosso vira-lata caramelo abrilhantou o lançamento dessa cripto em março de 2021.

E claro, o criptoativo da rede BSC embarcou na ideia de memecoins com imagens de cachorros e fez o seu nome. Seu maior foco, segundo seus próprios criadores divulgaram, é a questão social e a educação financeira.

Mas infelizmente, o REAU ainda não possui ecossistema conhecido, e não é listado em exchanges internacionais. E já que não oferece liquidez, ou volume de negociação, não é nem um pouco recomendada para o trade de criptomoedas.

No entanto, a Vira-lata Finance chegou a atingir 1.000% desde que foi lançada em 2021, mas assim como outras moedas-meme, cedeu até 60% desde então.

YooSHI (YOOSHII)

Imagem com fundo verde e o desenho do Yooshi
Imagem Divulgação Yooshi

Mas nem só de cachorros vive o mercado das moedas memes e uma das memecoins famosas chegou pra provar isso!

Inspirada no personagem Yoshi, do jogo Super Mario, a moeda foi criada em maio de 2021, com o objetivo de ser um token de metaverso, o que ainda não teve muito sucesso. Provavelmente é voltada para a indústria de jogos, incluindo o metaverso.

Assim como o REAU, o criptoativo é da rede BSC e tem 30 milhões de dólares mensais em capital, e atua somente em duas exchanges internacionais. Desde seu pico de valor em outubro de 2022, seu valor também cedeu para 60%.

O interessante, e também o que torna essa cripto única é que como uma plataforma ido de jogos na Binance Smart Chain, o YooShi GamePad permite que os desenvolvedores gerem fundos vendendo ativos baseados em NFT no jogo.

E aí, gostou dessas cripto divertidas do mercado de capital? Em qual você investiria?