Empresas francesas querem usar tecnologia de pipa para impulsionar embarcações e reduzir a pegada de carbono da indústria naval. Inspiradas pelo kitesurf, as empresas buscam aplicar a mesma tecnologia de vento para impulsionar desde iates até navios de carga, visando reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Com o aumento das metas de redução de emissões, estabelecidas pela Organização Marítima Internacional, a pressão sobre o setor para diminuir a emissão de gases poluentes está aumentando.

No sudoeste da França, na Baía de Arcachon, a startup Beyond The Sea testou uma vela inflável azul do tamanho de um pequeno estúdio para puxar um catamarã especialmente projetado pela água.

kitesurf
Imagem: Beyond the Sea/Divulgação

“Preparado para manobrar?” disse o fundador da empresa, Yves Parlier, utilizando a linguagem do kitesurf para se comunicar com sua equipe de engenheiros que controlavam a pipa de 25 metros quadrados.

Zero emissões líquidas até 2050

kitesurf
Imagem: Beyond the Sea/Divulgação

Em março do próximo ano, a Beyond The Sea realizará testes semelhantes usando suas velas de pipa especialmente projetadas nas águas da Noruega, Japão e no Mediterrâneo. A empresa espera dobrar o tamanho de suas velas a cada ano, chegando a 800 metros quadrados em quatro anos, disse o diretor executivo da empresa, Marc Thienpont.

A indústria naval precisa encontrar alternativas aos combustíveis fósseis, e a Organização Marítima Internacional estabeleceu uma meta de emissões líquidas zero até “perto de 2050”, com metas progressivas de redução de pelo menos 20% até 2020 e pelo menos 70% até 2040 em comparação com os níveis de 2008.

Embora a meta anterior fosse de uma redução de 50% até meados do século, os defensores do clima afirmam que a decisão não vai longe o suficiente para combater o aquecimento global.

A Airseas, outra empresa francesa na qual a gigante europeia da aviação Airbus detém 11% de participação, está testando uma pipa com 500 metros quadrados, quase o dobro do tamanho de duas quadras de tênis, que ela espera aumentar para navios maiores.

A empresa, sediada na cidade de Nantes, no oeste da França, no ano passado equipou um navio graneleiro da empresa japonesa K. Line, seu maior cliente, que fez cinco pedidos confirmados para seu sistema Seawing.

Ela também equipou um navio roll-on, roll-off que transporta equipamentos para aviões A320 entre o porto francês de Saint-Nazaire e o porto de Mobile, no sul do estado americano do Alabama, onde a Airbus possui uma fábrica.

Com informações de Tech Xplore.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!