O Threads, também chamado de Twitter do Instagram, alcançou nesta segunda-feira (10) os 100 milhões de usuários após cinco dias desde seu lançamento. A nova marca, comemorada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, tirou do ChatGPT o título de plataforma online de crescimento mais rápido da história. 

O que você precisa saber: 

Threads atingiu 100 milhões de inscrições no fim de semana. Isso é principalmente demanda orgânica, e ainda nem ativamos muitas promoções. Não acredito que só se passaram cinco dias! 

Mark Zuckerberg no Threads. 

Vale pontuar que os números não consideram parte da Europa, já que o app ainda não foi lançado na UE — entenda o caso aqui! Para especialistas em redes sociais, o Threads é o primeiro aplicativo com potencial contra o Twitter, principalmente no que diz respeito a conquista de anunciantes. 

Atualmente, não há anúncios no Threads e Zuckerberg afirmou que a empresa só pensaria em monetização desse tipo quando houvesse um claro caminho para 1 bilhão de usuários. Adam Mosseri, chefe da divisão Instagram, acrescentou ainda que a intenção não era substituir o Twitter, mas ter uma plataforma com foco em assuntos leves como esportes, música, moda e design — ele pontuou que temas como política não são para o Threads. 

Threads vs. Twitter

A plataforma da Meta foi lançada como uma resposta do Instagram à rede do passarinho, que tem deixado espaço no mercado para concorrentes devido suas polêmicas mudanças sob o comando de Elon Musk. 

Apesar do sucesso, no entanto, a plataforma não possui recursos básicos que muitos consideram essenciais, como o suporte para hashtags e pesquisa de palavras-chave, função de mensagens diretas e uma versão web, muito usada por empresas — nada, claro, que não possa ser adicionado em uma próxima atualização. 

Porém, além disso, o que para a Meta está funcionando como uma estratégia positiva, para alguns usuários não parece ser tão interessante, já que migrar contatos do Instagram para uma rede com a essência do Twitter, a qual muitos usam de forma bem pessoal e voltada a um público diferente, pode ser um tanto desconfortável e inadequado.  

Ademais, era evidente que o Twitter de Musk também não ficaria quieto com os recordes do Threads. Na sexta-feira (7), o bilionário confirmou que a empresa pode processar a Meta por roubo de segredo comercial. Analistas em direito avaliam que a companhia não tem o suficiente para o tipo de embate jurídico. Veja mais aqui

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!