O programa Artemis irá levar a humanidade de volta à Lua, e agora de acordo com informações do Space.com sabemos quando os astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) irão pousar no satélite ao lado dos tripulantes da NASA: nas missões Artemis 4 e 5.
A informação foi dada pelo diretor da ESA, Josef Aschbacher em entrevista ao portal. As missões devem acontecer em 2028 e 2029 respectivamente e cada uma delas contará com um tripulante europeu. Além dessas duas, a agência tem outra vaga garantida em uma futura missão lunar ainda não definida.
Estou muito feliz e muito orgulhoso de que a NASA esteja contando com a Europa como parceira no fornecimento de elementos críticos [para as missões Artemis].
Josef Aschbacher
O anúncio aconteceu depois do lançamento do telescópio Euclides liderado pela ESA, mas que também contará com participação da NASA e irá observar o Universo escuro. De acordo com Aschbacher, a parceria das agências é construída a partir de bastante diálogo sobre as expectativas das missões, para garantir que o compromisso seja cumprido.
Acordo Artemis
A ESA foi uma das primeiras a se tornar um signatário do Acordo Artemis que traça um caminho para exploração lunar e visa estabelecer normas internacionais pacíficas para exploração espacial. Com a recente entrada da Índia e do Equador como signatários, o acordo já conta com 27 nações.
A agência está contribuindo na construção do módulo de serviço que irá fornecer energia para a Orion, da NASA, que levará os astronautas à Lua. Além disso, com Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), ela também está construindo o módulo de habitat e um módulo de reabastecimento para a estação espacial Gateway, em órbita lunar.
Essas participações garantiram ao menos 3 vagas para astronautas em missões do programa Artemis, que até então não estavam definidas quando iriam acontecer.
A missão Artemis 2 deverá acontecer em novembro de 2024, e a 3 não antes de 2025 ou 2026, que aguarda a Starship da SpaceX ficar pronta para servir como módulo lunar durante a missão. Assim, as datas das missões 4 e 5 podem ser ajustadas dependendo de quando o lançamento da Artemis 3 acontecer.
No entanto, a ESA também tem discutido como levar seus astronautas para o espaço, uma das opções é desenvolver uma nave espacial e infraestrutura próprias.
Fonte: Olhar Digital
Comentários