Ministério da Agricultura publica calendário de semeadura de soja 23/24 para reduzir a ferrugem asiática
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou o calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024, visando o controle da ferrugem asiática. A medida tem como objetivo reduzir a incidência da doença, que é uma das mais graves para a cultura da soja. A nova programação busca racionalizar o uso de fungicidas e diminuir os riscos de resistência do fungo responsável pela ferrugem.
Estratégia baseada em dados
A atualização do calendário levou em consideração análises de dados do Consórcio Antiferrugem e busca prevenir epidemias severas da doença. Como parte das estratégias de manejo, foi estabelecido um período de 100 dias para a semeadura em todos os estados produtores de soja. Essa medida visa minimizar os danos aos produtores e demais atores da cadeia produtiva.
Alerta e esforço conjunto
O Mapa reforça a importância de um esforço conjunto entre produtores e órgãos de defesa sanitária para revisar as autorizações de cultivo em caráter excepcional. A ferrugem asiática pode afetar a cultura da soja em qualquer estágio, causando danos significativos na produção. É necessário estar atento e adotar medidas de controle adequadas para garantir a sanidade das lavouras.
Fonte: Dourados News
Comentários