A descoberta de minério valioso na Escandinávia, Noruega, poderá solucionar a escassez de fósforo nas próximas décadas. Esse material é popularmente encontrado em veículos elétricos, painéis solares, entre outros.
Em 2018, a companhia de mineração Norge Mining encontrou toneladas de fosfato — mineral rico em fósforo. Essa descoberta acontece em momento crucial para o abastecimento industrial, onde a Europa enfrenta grande escassez do mineral.
A mineradora revelou ter encontrado cerca de 70 bilhões de toneladas do mineral, no sudoeste da Noruega. Essa descoberta poderá suprir a demanda dos próximos 100 anos.
Não há vida na Terra sem fósforo.
Penny Johnes, professora da Universidade de Bristol
Escassez do mineral no mundo
Precisamos ser “muito mais inteligentes na maneira como usamos o fósforo”, alegou Phil Haygarth, professor da Universidade de Lancaster ao The Guardian. “Se não o fizermos, enfrentaremos calamidade.”
Noruega pode ter a solução
A descoberta da mineradora pode resolver a escassez da substância, suprindo a demanda global de baterias e painéis solares por até um século. Com esse achado, Jan Christian Vestre, ministro do Comércio e Indústria da Noruega, afirma que o país tem a “obrigação” de desenvolver “a indústria mineral mais sustentável do mundo”. Em parâmetro global, a economia mundial ganha 45 milhões de toneladas métricas de fósforo anualmente.
Com informações de Euronews
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal
Fonte: Olhar Digital
Comentários